Wikinotícias:Não morda os novatos

Fonte: Wikinotícias

Por favor, não morda os novatos. Ou, em outras palavras: por favor, não os assuste. O Wikinotícias melhora bastante com o trabalho pesado dos mais experientes, mas também com as contribuições frequentes de muitos anônimos, recém-chegados e curiosos das quais muitas vezes nem nos damos conta. Todos nós já fomos novatos um dia, e todos já cometemos todos ou alguns dos erros mais comuns, até mesmo os mais cuidadosos.

Um novo colaborador pode vir a se tornar um excelente wikijornalista ao compreender as regras, políticas e boas práticas do Wikinotícias. Por isso lembre-se: o novato é muito precioso. Devemos tratar os novatos com muita educação, mesmo quando eles nos irritam. Afinal, os mais experientes já estão acostumados com as políticas, decisões e outros procedimentos; sabemos que todo mundo tende a ser mais sereno com o tempo. Para os novatos é tudo difícil, tudo novo, ele está em contato com um mundo totalmente diferente, uma sociedade que tem suas próprias regras com as quais ele não está acostumado.

Portanto, nada de assustar os novatos: podemos estar afastando um potencial gigantesco, sem contar que eles podem ainda dizer ao mundo distorções sobre a realidade na qual realizamos nosso trabalho, por pura falta de conhecimento e experiência.

  • Compreenda que os novatos são de muito valor para a comunidade. É através dos novatos que teremos mais diversidade de informação e ideais.
  • Não esqueça um dos nosos lemas: O Wikinotícias precisa de você! Nós temos um conjunto de regras, de padrões e tradições, mas que não devem desencorajar. É perfeitamente possível que o novato traga para o projeto uma riqueza de experiências e consequentemente novas ideias. Pode ser que as regras precisem de revisão, de expansão ou alteração também. Talvez alguma coisa que o novato esteja fazendo — e que pareça errada a princípio — possa realmente mudar para melhor o projeto! Observe, seja tolerante, pergunte ao novato o que ele está tentando fazer.
  • Se você, após uma análise e compreensão, acreditar sinceramente que o novato fez algo errado corrija. Não dê broncas ou critique. Lembre-se que qualquer um pode editar e devemos ter isso como meta. Além disso, o novato com o tempo perceberá suas alterações e as seguirá. Também, com o tempo, ele se interessará pelas políticas e recomendações que, na verdade, são uma compilação de nossa própria experiência, e não verdades absolutas que devem ser seguidas cegamente.
  • Se você acha que realmente é necessário dar uma dica ao novato, se perceber que mesmo com o tempo ele insiste em alguns erros, faça isso com cuidado. Comece com um cumprimento amigável, deixe bem claro que o novato é muito bem-vindo e que é muito útil ao projeto.
  • Alguns recém-chegados podem ficar acuados com medo de danificar o Wikinotícias. Outros agem de forma contrária, ficam empolgados demais com a capacidade de editar. Ensine-os a serem adequadamente ousados.
  • Ao dar conselhos, não utilize o mesmo tom maduro em que acontecem as discussões do Wikinotícias. Se não conseguimos receber bem alguém, é comum ela deixar o projeto.
  • Não chame os novatos de nomes depreciativos, tais como "sockpuppet", "sem noção", "burro", "patético", "vândalo", etc. Acredite: isso só piora.
  • É muito comum que os novatos não saibam ou esqueçam de assinar com quatro tiles (~~~~). Lembre-se de ser muito sutil ao ajudá-lo nesse assunto.
  • Presuma a boa fé da parte do novato. É muito provável que todos só queiram ajudar, por mais difícil que possa ser entender isso, dê-lhes essa chance!
  • O comportamento que parece ser malicioso é mais provavelmente puro desconhecimento das regras. Mesmo que você tenha 100% de certeza que alguém é um vândalo, conduza a situação como se ele não fosse.
  • Lembre-se que você já foi novato e talvez gostaria que tivesse sido mais bem tratado do que foi pelos mais experientes.