Wikinotícias:Não morda os novatos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Por favor, não morda os novatos. Ou, em outras palavras: por favor, não os assuste. O Wikinotícias melhora bastante com o trabalho pesado dos mais experientes, mas também com as contribuições frequentes de muitos anônimos, recém-chegados e curiosos das quais muitas vezes nem nos damos conta. Todos nós já fomos novatos um dia, e todos já cometemos todos ou alguns dos erros mais comuns, até mesmo os mais cuidadosos.

Essas recomendações podem ser aplicadas também para os usuários experientes que foram iniciantes de veteranos ainda mais antigos; muitos ainda se consideram novatos mesmo após meses ou anos de contribuições.

Um novo colaborador pode vir a se tornar um excelente wikijornalista ao compreender as regras, políticas e boas práticas do Wikinotícia. Por isso lembre-se: o novato é um recurso muito precioso para um sistema wiki. Para os novatos é tudo difícil, tudo novo, ele está em contato com um mundo totalmente diferente, uma sociedade que tem suas próprias regras com as quais ele não está acostumado. A Wikipédia mal falada entre os amigos causa um efeito dominó negativo, abalando a credibilidade do projeto que pode ser difícil de ser recuperada.