Wikinotícias:Erros comuns

Fonte: Wikinotícias

Os recém-chegados são muito bem-vindos ao Wikinotícias. Esperamos que se sintam bem por aqui e esperamos que contribuam de forma construtiva para o projeto. O Wikinotícias possui um ambiente democrático e igualitário, no sentido em que as opiniões não valem mais só porque são defendidas por quem está aqui há mais tempo. No entanto, isso não significa que não existam regras no Wikinotícias.

Essas regras existem por boas razões e foram estabelecidas com o tempo e com a experiência. Não são regras obrigatórias, mas condensam alguma sabedoria obtida com a experiência e devem ser levadas em consideração pelos recém-chegados. Existem alguns erros que os recém-chegados costumam cometer. A lista que se segue existe para que esses erros sejam evitados.

Coisas a não fazer nunca no Wikinotícias[editar código-fonte]

Nunca copie para o Wikinotícias material de outras fontes[editar código-fonte]

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para o Wikinotícias material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar o Wikinotícias, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

Não se limite a mudar de português do Brasil para português de Portugal ou vice-versa[editar código-fonte]

A língua portuguesa, como todas as línguas de dimensão planetária, tem variações regionais importantes. Mas, como acontece nas outras grandes línguas, não existem versões superiores ou inferiores: são apenas diferentes. No caso da língua portuguesa, como todos sabemos, há duas normas escritas: a brasileira, seguida no Brasil, e a portuguesa, seguida em todos os outros países de língua portuguesa.

O Wikinotícias é de língua portuguesa. Ou seja, é de todos os falantes do português, seja qual for a norma que utilizam. Consequentemente, é má educação mudar da norma A para a norma B, porque isso implica uma falta de respeito para com todos os utilizadores da norma A da língua portuguesa.

Uma notícia está tão corre(c)ta se for escrito em português do Brasil como em português de Portugal. A mistura das duas normas numa mesma página, no entanto, pode ter resultados um pouco estranhos. Assim, se um utilizador fizer mudanças significativas num determinado artigo escrito na outra norma, é compreensível que edite a parte não alterada para se adequar à parte nova. O que significa realmente mudanças significativas cabe a cada um decidir, mas um bom ponto de partida é 50%.

No caso de títulos dos artigos é interessante dar entrada em uma das variantes do português e criar redirecionamento da outra para evitar que seja criado outro artigo com o mesmo tema. Isso também possibilita que seja mais fácil a outro falante da língua portuguesa a encontrar o artigo da forma como está acostumado.

Não apague: corrija e acrescente[editar código-fonte]

Salvo em casos de violação de direitos de autor, nunca deve apagar informação com que não concorde ou do mesmo assunto. Em vez disso, corrija, atualize e complete. Também não discuta na própria página dos artigos. Para as discussões existe uma página própria.

Nunca faça proselitismo[editar código-fonte]

Não utilize o Wikinotícias como tribuna para as suas crenças pessoais. Wikinotícias é uma fonte de notícias e portanto deve ser receptáculo de informação o mais objetiva possível (veja WN:Princípio da imparcialidade). Notícias propagandísticas não são bem-vindos e é bom que tenha consciência de que o seu texto propagandístico acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser profundamente alterado pelos outros utilizadores, transformando-se em algo que você talvez não gostaria de ler.

Por isso, pense bem várias vezes antes de colocar textos abertamente parciais.

Não faça experiências nas páginas normais[editar código-fonte]

Existe uma página própria para fazer experiências a que chamamos página de testes. Não é necessário estragar o trabalho de um sítio tão bom feito por outros wikijornalistas, concorda?

Não faça publicidade[editar código-fonte]

Não utilize o Wikinotícias para publicitar os seus produtos, os seus serviços, as suas páginas nas redes sociais ou o seu canal de IRC. O Wikinotícias é um jornal, não é uma página de anúncios. Anunciantes que usam o Wikinotícias para publicitar os seus produtos estão a abusar e prejudicar o projeto.

Não crie páginas de opinião[editar código-fonte]

As páginas do Wikinotícias devem conter fatos. As pessoas que consultam notícias estão interessadas essencialmente em fatos. Caso você esteja interessado em publicar as suas opiniões utilize outras redes.

Claro que em alguns casos é necessário escrever sobre opiniões. Nesse caso, você não deve publicar as suas opiniões, mas apenas as opiniões de autoridades na matéria ou de correntes de opinião importantes. Estas opiniões devem ser sempre atribuídas aos seus autores de acordo com o princípio da imparcialidade.

Não assine os seus textos[editar código-fonte]

Como qualquer texto do Wikinotícias pode ser alterado por qualquer outra pessoa, e isso é inevitável que aconteça, cada notícia ou reportagem do Wikinotícias acaba por ter vários autores. Estes autores ficam guardados na base de dados automaticamente, desde que o autor esteja registado. A lista de autores de cada artigo pode ser consultada no seu histórico. Por esses motivos, não assine as suas contribuições no artigo .

Outros conselhos[editar código-fonte]

Algumas palavras vindas de Larry Sanger:

  • ser aberto e cordial, não insultar;
  • reconhecer e elogiar os melhores trabalhos, que sejam detalhados, factuais, bem informados, e bem referenciados;
  • esforçar-se para entender os requisitos impostos pela neutralidade e porque este conceito é tão importante para este projeto;
  • tratar os seus colegas produtivos e bem intencionados com respeito e boa vontade;
  • atrair e honrar aqueles que têm muito conhecimento e sabem escrever bem.