Wikinotícias:Editnotice

Fonte: Wikinotícias

Editnotices são caixas com avisos exibidas quando um usuário ou endereço IP edita uma página ou acessa o código-fonte de uma página protegida. Apenas administradores podem criar avisos de edição. Nem todas as caixas de mensagem que você vê ao editar uma página (ou ao visualizar a fonte de uma página protegida) são avisos de edição; podem ser mensagens de interface do MediaWiki.

Avisos de edição (em inglês: editnotices) foram introduzidos em 11 de agosto de 2008, na versão 1.14 do MediaWiki. Veja o anúncio da função na Wikipédia em inglês.

Originalmente, os avisos são adicionados no domínio MediaWiki. Por exemplo, para adicionar um aviso nesta página seria necessário criar "MediaWiki:Edinotice-4-Editnotice", sendo 4 o número do domínio ("Wikinotícias:"). Já o conteúdo adicionado em "MediaWiki:Edinotice-4" será exibido para todas as páginas que começam com "Wikinotícias:". Para verificar o número de todos os domínios, veja Wikinotícias:Domínio.

Alternativamente, o Wikinotícias utiliza subpáginas da predefinição {{editnotice}} para exibir os avisos. Essa mudança é baseada na Wikipédia em inglês e possui o objetivo de melhorar a manutenção.

Os avisos podem ser criados e editados apenas por administradores. Para adicionar um, deve-se criar uma subpágina de {{editnotice}}, usando o domínio por escrito ou o nome completo de uma página.

Por exemplo, para adicionar uma mensagem nesta página, deve-se criar "Predefinição:Editnotice/Wikinotícias:Editnotice". Lembre-se que as páginas diferenciam maiúsculas de minúsculas. O aviso deve ser adicionando usando a predefinição {{editnotice/base}}. Verifique a documentação para mais informações.

Os avisos podem receber uma variedade de restrições, possibilitando que apenas páginas/usuários específicos possam visualizá-los. Além do parâmetro classe, Módulo:Busca pode ser utilizado. Verifique abaixo:

Os avisos podem servir principalmente para temas controvérsios (como política), quando usuários com pontos de vista divergentes sobre um mesmo assunto buscam manter a sua versão dos fatos.

Uma alternativa a um aviso de edição, que não requer privilégios especiais, é inserir um comentário no código-wiki. Isso ficará visível quando um usuário estiver editando a página. O comentário deve ser precedido pelos caracteres <!-- e seguido de -->.

Lista de avisos[editar código-fonte]

Ligações externas[editar código-fonte]