Wikinotícias:Contribuição

Fonte: Wikinotícias
Sou novo aqui, me conta sobre a Wikinotícias ?
A Wikinoticias é um site de noticias livres pertencente ao Movimento Wikimedia, o mesmo Movimento que a Wikipedia participa, esse tem o intuito de ajudar na criação de um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos.
Como atingir essa meta?
O Movimento como um todo trabalha em uma plataforma criada em 2005, o modelo Wiki, esse trás uma nova visão, pois agora todos podem colaborar para a construção, ou captação de conhecimentos. Ou seja, não tem mais um editor e autor, toda a humanidade pode contribuir para a geração de saberes. Mas para todo esse conhecimento gerado seja acessível, não se pode cobrar por esse trabalho, muito menos haver uma apropriação indevida, para isso o Movimento adota licenças livres para os conteúdos gerados, dessa forma todo material construído de forma colaborativa pode ser livremente editado, distribuído, lido, exposto.
Especificamente na Wikinotícias o que pode ser feito?
Bom, aqui você pode reportar algo que presenciou, você pode escrever com as suas palavras alguma notícia que leu, nesse caso você deve citar a fonte nunca realizando cópias. Pode também realizar reportagens, seja manuscrita seja ou gravada em vídeo, ou ainda, ilustrar noticias já existentes como fotos tiradas por você, ou publicadas sob licença livre.
Ué, mas como funciona a construção colaborativa aqui?
Quando se escreve alguma notícia, normalmente outro editor a lê e se ele tiver algo para acrescer ele pode ir no artigo em questão e colocar mais informações a respeito, ou ainda, ele encontrou um erro de português, seja de concordância, seja de ortografia, acentuação... ele pode arrumar. Ou ainda, você não conseguiu mídias para sua noticia, mas outro usuário tem uma foto daquela ocasião, ele pode colocar junto a notícia criada.
Entendi, mas isso não é perigoso? E se eu colocar algo com o meu nome e alterarem para algo não ruim?
Como todas as Wikis, a Wikinews tem um histórico que é acessível no topo da página, todas as contribuições, mesmo que pequenas, ficam ali gravadas. Dê uma olhada, ali você vê quem é o voluntário que fez as alterações, quais alterações foram feitas, quando foram e até o tamanho em bytes que foi realizado. Com esse dispositivo fica fácil ver e desfazer possíveis vandalismo
Além disso, clicando na estrelinha no topo da página, ou selecionando o quadradinho "observar essa página", você pode, se quiser, receber notificações por email que o conteúdo que você inciou, ou alguma noticia que você gostou, foi alterada e elas também ficam em uma lista que está láá em cima, chamada "páginas vigiadas". E mais todas as páginas alteradas pelos projeto são disparadas para uma outra página chamada mudanças recentes, que todos usuários tem acesso, e alguns monitoram constantemente para assegurar que não haja vandalismo.
Ta, gostei, mas tem um problema, eu nunca editei numa Wiki, como eu começo?
Não é problema nenhum, aconselhamos primeiro registrar-se, não é nada difícil, mas como muitos perguntam criamos uma página de ajuda. Tem muitas vantagens o registro, ele cria uma forma de você se comunicar com outros editores, você terá sua própria página de usuário, sua lista de artigos vigiados... E quanto a edição, criamos uma página para ajudar na edição básica, que é mais do que necessário, e se não conseguir utilizar a linguagem, citando a fonte, pode escrever de qualquer jeito, o que importa é o conteúdo, pois outros voluntários mais experientes podem adequar o texto para um formato Wiki ou lhe orientar para tal, pois se você quiser tirar dúvidas, os voluntários estão sempre abertos para responder, até criaram um canal para isso que chamaram de café dos novatos.
Valeu. Quero criar uma notícia agora!
Nós que agradecemos o interesse, obrigado por partilhar o seu conhecimento.
Mas quanto a notícia é só colocar um título aqui para começar uma nova notícia

Verifique se alguém já não escreveu uma notícia semelhante e procure seguir as nossas políticas de publicação.