Wikinotícias:Como formatar uma entrevista exclusiva

Fonte: Wikinotícias

Esta página ensina a fazer a página de uma entrevista exclusiva no Wikinotícias. No entanto, ela não ensina a fazer uma entrevista com alguém. Para informações gerais sobre como entrevistar alguém, veja Wikinotícias:Reportagens originais#Contactar as fontes.

As regras gerais do Wikinotícias se aplicam para entrevistas exclusivas. Você ainda deve escrever de maneira imparcial e apresentar fontes quando necessário, por exemplo.

Comprovação[editar código-fonte]

É recomendável que, para a entrevista ser comprovada como verdadeira, o conteúdo completo da entrevista (seja um áudio, e-mail, capturas de tela, etc.) seja colocado na discussão ou, se conter informações privadas, enviado a um administrador, que deve confirmar na discussão da página que a entrevista é real. Além disso, se o texto conter correções e ajustes, é recomendável que o texto original, com os erros e sem os ajustes, seja inserido na discussão, para comprovar que não houve uma distorção da entrevista original.

Introdução[editar código-fonte]

A página deve conter a data e, se aplicável, uma infotabela no início, como é padrão em todos os artigos. Veja Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia para mais detalhes.

A introdução deve apresentar um resumo básico da pessoa entrevistada, com detalhes como o início de sua carreira e seus feitos mais marcantes. Especialmente se a entrevista se aprofundar mais na carreira do entrevistado, tente não deixar a introdução com detalhes demais, pois há uma grande chance de haver uma duplicação de informações na introdução e na entrevista.

Se o entrevistado for uma figura relativamente controversa, pode parecer natural escrever coisas como "O entrevistado é conhecido por ter posições controversas..." No entanto, tome muito cuidado com esse tipo de fala. A apresentação de fontes para uma frase como essa é essencial. É ainda recomendável que haja um reconhecimento por parte do entrevistado que ele é considerado uma figura controversa.

Ao final da introdução, você deve escrever como foi realizada a entrevista e por quem. Caso não queira utilizar seu nome real, pode utilizar seu nome de usuário. Você também deve referir a si mesmo em terceira pessoa. Um exemplo de como essa parte deve ser escrita (mas não é obrigatório que seja sempre assim) é: "Fulano de Tal foi entrevistado por Usuário via e-mail no dia (dia em que as repostas foram recebidas)".

Exemplo[editar código-fonte]

Abaixo está um exemplo genérico de uma introdução (é recomendável que seja maior do que isso).

Fulano de Tal é um músico de rock que está ativo desde 2010. Desde 2019, com o lançamento de "Canção", ele vem crescendo exponencialmente em popularidade, levando-o a assinar contato com as gravadoras X e Y. (fontes devem ser apresentadas aqui.) Recentemente, também lançou o sucesso "Single" e está atualmente trabalhando no álbum Álbum. Fulano de Tal foi entrevistado por Usuário via WhatsApp no dia 30 de fevereiro.

Entrevista[editar código-fonte]

Apresente a entrevista sem alterar o texto. Para correções gramaticais, utilize colchetes ([]) para indicar isso. Para entrevistas por áudio, faça a transcrição exata, mesmo que a conversa tenha sido informal, e formalize onde necessário também com colchetes.

Caso os erros gramaticais estejam em excesso, ou a conversa seja informal demais, não é necessário inserir colchetes em literalmente tudo. Por exemplo, se em uma entrevista longa todas as referências à palavra "você" estejam como "vc", é um exagero utilizar os colchetes em tudo. Nesse caso, as correções podem ser feitas sem colchetes.

Utilize a {{Perg}} para o entrevistador e a {{Resp}} para o entrevistado, utilizando o nome dos mesmos como parâmetro. O texto do entrevistador deve ser apresentado em negrito.

Exemplo[editar código-fonte]

Original
Usuário: Você ficou muito popular com Canção, poderia dizer um pouco sobre como escreveu ela.
Fulano de Tal: escrevi há algum tempo, inspirado pelo X, Y e Z fatores
Versão final recomendada
Usuário Você ficou muito popular com ["]Canção["], poderia dizer um pouco sobre como escreveu ela[?]
Fulano de Tal [E]screvi há algum tempo, inpirado [pelos fatores] X, Y e Z[.]

Nota: é padrão escrever nomes de canções entre aspas.

Finalização[editar código-fonte]

O final da página deve conter a predefinição Opine, seguida por Fontes, onde serão apresentadas as fontes (se necessário) e, obrigatoriamente, a predefinição {{Entrevista exclusiva}}. Logo após, utilizar a predefinição Mídias sociais. Também pode ser útil incluir uma seção para notícias relacionadas ou ligações externas. Mais informações podem ser encontradas em Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia.

Sempre que possível, ilustre a entrevista com uma imagem da pessoa entrevistada. Como o Wikinotícias em português não aceita imagens protegidas por direitos autorais (fair use), a imagem deve obrigatoriamente estar sob uma licença livre aceita pelo Wikimedia Commons: veja c:Commons:Licensing para mais informações. Em uma entrevista longa, é recomendável ilustrar o corpo do texto com imagens relevantes ao que está sendo falado. Por exemplo, em uma entrevista com um músico que cita uma banda como influência, colocar uma imagem da banda é algo interessante para se fazer.