Wikinotícias:Administradores de interface

Fonte: Wikinotícias

Administradores de interface são utilizadores que podem editar páginas em linguagem de programação. Para ser administrador de interface, é obrigatoriamente necessário que já seja administrador. São autorizados a editar todas as páginas de CSS, JavaScript (JS), Javascript Object Notation (JSON) e páginas do domínio MediaWiki.

A capacidade de editar CSS/JS que sejam executados em navegadores de outros usuários é muito poderosa e potencialmente perigosa nas mãos de um usuário mal-intencionado; os administradores de interface devem ser usuários altamente confiáveis, ter pelo menos uma compreensão básica de CSS e JS, estar cientes das expectativas de privacidade das wikis da Wikimedia, e ter uma compreensão decente de como proteger suas contas (escolhendo senhas fortes e únicas, evitando infecção por malware e, de preferência, usando autenticação de dois fatores).

Existem atualmente 1 administradores de interface.

O que faz um administrador de interface?[editar código-fonte]

Administradores de interface possuem os seguintes privilégios:

  • Ativar autenticação de dois fatores
  • Editar CSS global do site
  • Editar JSON global do site
  • Editar JavaScript global do site
  • Editar a interface de utilizador
  • Editar os ficheiros CSS de outros utilizadores
  • Editar os ficheiros JS de outros utilizadores
  • Editar os ficheiros JSON de outros utilizadores

Essas permissões são concedidas aos administradores de interface para que possam colaborar em tarefas mais técnicas, como por exemplo:

  • Atualização e correção de bugs nos scripts e folhas de estilos da Wikinotícias ou de outros usuários, quando necessário;

Observação: Não é permitido editar essas listas para adicionar ou remover entradas de modo a proibir (ou permitir) ligações externas, criação de artigos ou visualização de imagem.


O interessado em se tornar um administrador de interface deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a nomeação:

  • Ser administrador a pelo menos 6 meses;
  • Ter pelo menos 2 mil edições na Wikinotícias;
  • Conhecimento técnico para editar as páginas do domínio MediaWiki (como JavaScript, CSS e/ou expressões regulares);

Caso cumpra os requisitos, poderá fazer um pedido de aprovação e anunciá-lo na redação, incluindo-o também na predefinição de nomeações recentes. A seguir, terá início uma discussão para avaliar o candidato, de acordo com as diretrizes especificadas na política de administradores de interface. Se não forem constatados impedimentos e o usuário agregar os conhecimentos necessários, um burocrata aprovará o pedido, incluindo o usuário no grupo.

Usuários no grupo dos administradores de interface[editar código-fonte]

Segue abaixo a lista dos atuais administradores de interface e a seguir a dos usuários que já foram parte deste grupo.

Legenda

Estado: Ativo (Ativo), Indisponível / Ocupado (Indisponível), Inativo (Inativo), Anterior (Anterior)

Atuais[editar código-fonte]

  1. Ativo Edu! - (desde 18/01/2021discussãocontribuiçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)

Pedidos de aprovação[editar código-fonte]

Para pedir o estatuto, basta criar uma página intitulada "Wikinotícias: Administradores de interface/Pedidos de aprovação/seunome". O pedido só será aprovado se tiver 75% de votos favoráveis após 7 dias de votação.