Wikimedistas lamentam morte de Pietro Roveri

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pietro em Nazaré (Israel), logo após participar de sua última Wikimania.
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
Screenshot da mensagem na Wikipédia.

24 de fevereiro de 2012

Brasil — A comunidade da Wikimedia Brasil recebeu com muito pesar a notícia da morte do colaborador Pietro Roveri. Ele era professor, tutor, pesquisador, administrador e consultor, além de wikimedista de longa data, tendo contribuído na Wikipédia e na Wikiversidade, onde era administrador. Em 2008, desenvolveu dissertação de mestrado tendo a Wikipédia como objeto de estudo, e o resultado de sua pesquisa foi apresentado durante uma das três Wikimania, a conferência anual da Wikimedia, de que participou: Buenos Aires (2009), Gdańsk (2010) e Haifa (2011). Participou ativamente das discussões sobre a estrutura da Wikimedia Brasil, na qual era voluntário para compor o primeiro Conselho Diretor.

Pietro estava em um rancho, na cidade mineira de Delfinópolis, e passou mal por volta das 11:30 da manhã do dia 19 de fevereiro, horário do Brasil. Amigos tentaram reanimá-lo e levaram-no ao hospital da cidade, onde ele já chegou falecido. A causa da morte declarada foi infarto, porém familiares suspeitam de aneurisma cerebral, da aorta ou alguma doença congênita aguda. Não foi realizada autópsia para confirmação. Pietro tinha 27 anos e preparava-se para correr uma meia maratona.

A notícia foi informada no Facebook por parentes e amigos e confirmada através de contato com os pais e a tia. Em virtude do feriado prolongado de carnaval, a comunidade só tomou conhecimento no dia 22 de fevereiro, quando outros voluntários começaram a divulgar na lista de discussão da Wikimedia Brasil as informações recebidas. No mesmo dia, uma amiga postou a informação no "Fale com a Wikipédia", ao que se seguiu um espaço na Esplanada, em que vários editores publicaram mensagens em sua memória. A Wikipédia em português inseriu uma mensagem na parte superior do site, com os dizeres "A comunidade da Wikipédia em língua portuguesa lamenta a morte precoce do colega editor Pietro Fornitano Roveri". A Wikimedia Brasil substituiu o logotipo de sua página para incluir uma tarja de luto com o nome do colaborador, e decidiu homenageá-lo na denominação social da organização, que será registrada como "Associação Pietro Roveri pela Colaboração e Conhecimentos Livres", em honra à sua determinação e idealismo livre até seus últimos dias. Outras iniciativas estão sendo preparadas e devem ser entregues à família nas próximas semanas.

O sepultamento ocorreu em Ribeirão Preto, cidade natal de Pietro, e a missa de sétimo dia ocorrerá na Igreja Santa Teresinha.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati