Wikimedistas lamentam morte de Pietro Roveri

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pietro em Nazaré (Israel), logo após participar de sua última Wikimania.
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
Screenshot da mensagem na Wikipédia.

24 de fevereiro de 2012

Brasil — A comunidade da Wikimedia Brasil recebeu com muito pesar a notícia da morte do colaborador Pietro Roveri. Ele era professor, tutor, pesquisador, administrador e consultor, além de wikimedista de longa data, tendo contribuído na Wikipédia e na Wikiversidade, onde era administrador. Em 2008, desenvolveu dissertação de mestrado tendo a Wikipédia como objeto de estudo, e o resultado de sua pesquisa foi apresentado durante uma das três Wikimania, a conferência anual da Wikimedia, de que participou: Buenos Aires (2009), Gdańsk (2010) e Haifa (2011). Participou ativamente das discussões sobre a estrutura da Wikimedia Brasil, na qual era voluntário para compor o primeiro Conselho Diretor.

Pietro estava em um rancho, na cidade mineira de Delfinópolis, e passou mal por volta das 11:30 da manhã do dia 19 de fevereiro, horário do Brasil. Amigos tentaram reanimá-lo e levaram-no ao hospital da cidade, onde ele já chegou falecido. A causa da morte declarada foi infarto, porém familiares suspeitam de aneurisma cerebral, da aorta ou alguma doença congênita aguda. Não foi realizada autópsia para confirmação. Pietro tinha 27 anos e preparava-se para correr uma meia maratona.

A notícia foi informada no Facebook por parentes e amigos e confirmada através de contato com os pais e a tia. Em virtude do feriado prolongado de carnaval, a comunidade só tomou conhecimento no dia 22 de fevereiro, quando outros voluntários começaram a divulgar na lista de discussão da Wikimedia Brasil as informações recebidas. No mesmo dia, uma amiga postou a informação no "Fale com a Wikipédia", ao que se seguiu um espaço na Esplanada, em que vários editores publicaram mensagens em sua memória. A Wikipédia em português inseriu uma mensagem na parte superior do site, com os dizeres "A comunidade da Wikipédia em língua portuguesa lamenta a morte precoce do colega editor Pietro Fornitano Roveri". A Wikimedia Brasil substituiu o logotipo de sua página para incluir uma tarja de luto com o nome do colaborador, e decidiu homenageá-lo na denominação social da organização, que será registrada como "Associação Pietro Roveri pela Colaboração e Conhecimentos Livres", em honra à sua determinação e idealismo livre até seus últimos dias. Outras iniciativas estão sendo preparadas e devem ser entregues à família nas próximas semanas.

O sepultamento ocorreu em Ribeirão Preto, cidade natal de Pietro, e a missa de sétimo dia ocorrerá na Igreja Santa Teresinha.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati