Vulcão Calbuco entra em erupção no Chile depois de 43 anos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Calbuco vulcão entra em erupção no sul do Chile.
Foto: NOAA/NASA.

25 de abril de 2015

Chile — O Vulcão Calbuco no sul do Chile entrou em erupção duas vezes na quarta-feira. Foi a primeira grande erupção do vulcão desde 1962.

O Serviço Nacional de Geologia e Minério chileno disse que a segunda erupção foi mais poderosa do que o primeiro. A primeira erupção ocorreu na quarta-feira e causou pânico generalizado na região. Funcionários de emergência teve muito pouco tempo para alertar os moradores locais por causa de sua rudeza.

Mais de 4.000 pessoas foram evacuadas. A cinza vulcânica subiu mais de 6 milhas (12 km) para o céu e causou muitos atrasos e cancelamentos de vôos. De acordo com o médico Bernardo Martorell, a cinza era perigoso, devido ao seu potencial de causar a poluição da água e dos olhos e infecções de pele. Até o momento, ninguém foi ferido como resultado da erupção. Mas as autoridades temem que uma erupção pode ocorrer.

Esta não foi a única erupção vulcânica na região nos últimos anos. Outro vulcão no sul do Chile entrou em erupção em volta em 2011. Foi uma violenta erupção causando centenas de cancelamentos de voos e à evacuação de mais de 3.000 pessoas.

O vulcão de 6.500 metros é um dos três principais vulcões mais perigosos no Chile.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati