Videla é condenado à prisão perpétua na Argentina

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O general argentino Jorge Rafael Videla, que governou o país entre 1976 e 1981, foi condenado, nesta quarta-feira (22) à prisão perpétua, por crimes contra a humanidade. A pena deverá ser cumprida em uma prisão comum. O militar Luciano Menéndez, que também fez parte do governo militar como comandante do Terceiro Corpo do Exército, teve a mesma pena aplicada. Os dois eram acusados pelo assassinato de 31 presos políticos, durante a chamada Guerra suja na Argentina, na Unidade Penitenciária San Martín (UP1), em Córdoba.

A decisão foi proferida pelos juízes Jaime Díaz Gavier, Carlos Lascano e José María Pérez Villalobos. Ativistas de direitos humanos presentes no tribunal aplaudiram quando a sentença dele foi anunciada.


'Assumo plenamente minhas responsabilidades. Meus subordinados limitaram-se a cumprir ordens. (...)Reclamo a honra da vitória e lamento as sequelas. Valorizo os que, com dor autêntica, choram seus seres queridos, lamento que os direitos humanos sejam utilizados com fins políticos'

—General Videla, na véspera do julgamento em Córdoba


Fontes