Ucrânia diz que repeliu novos ataques russos
23 de fevereiro de 2023
A Ucrânia disse na quinta-feira que repeliu tentativas de avanço russo ao longo da linha de frente dos combates no leste e no sul da Ucrânia, um dia antes do primeiro aniversário da invasão de Moscou.
A Rússia controla cerca de um quinto do território ucraniano, abaixo da rápida aquisição nacional que muitos analistas militares previram há um ano, quando Moscou avançava para o flanco leste da Ucrânia.
Nos combates mais recentes, as forças de Moscou fizeram progressos tentando cercar Bakhmut, com o porta-voz militar ucraniano brigadeiro-general Oleksiy Gromov dizendo que Moscou estava tentando usar sua vantagem de mão de obra para esgotar as forças de Kiev.
"O inimigo, apesar das perdas significativas, não abandona as tentativas de cercar Bakhmut", disse ele.
Mas a Ucrânia disse que as tropas russas não conseguiram romper as linhas ucranianas ao norte, perto de Kreminna, e ao sul, em Vuhledar, onde sofreram perdas em ataques em campo aberto.
Gromov disse que as forças ucranianas repeliram 90 ataques russos no nordeste e no leste no último dia.
A Ucrânia disse que fechará algumas escolas no aniversário do conflito, antecipando que Moscou poderia lançar ataques com mísseis de longo alcance.
Fontes
- ((en)) Redação. Ukraine Repels New Russian Attacks, Leaving a Battlefront Stalemate — Voz da América, 23 de fevereiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |