Ucrânia: forças russas atacam Kiev

Fonte: Wikinotícias

11 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas disseram na terça-feira que as forças russas atacaram Kiev e o porto de Odesa, no sul, com drones Shahed.

Os militares da Ucrânia disseram que abateram um total de 26 drones lançados pela Rússia.

Autoridades da região de Kiev disseram que detritos que caíram de drones interceptados danificaram vários edifícios residenciais.

Em Odesa, o governador regional Oleg Kiper disse que dois drones atingiram um prédio administrativo no porto, enquanto destroços de drones derrubados causaram um incêndio em um terminal de grãos próximo e em outro terminal.

Odesa é um porto chave envolvido no acordo negociado pelas Nações Unidas e a Turquia que permitiu a retomada das exportações de grãos de portos ucranianos que haviam sido bloqueados pela invasão russa da Ucrânia.

O acordo também inclui exportações de alimentos e fertilizantes russos. A Rússia reclamou que sua parte do acordo não está sendo cumprida e disse que não há motivos para estender o acordo além de sua expiração em 17 de julho.

As Nações Unidas disseram na segunda-feira que mais de 32 milhões de toneladas de commodities foram exportadas por três portos ucranianos desde o início da iniciativa em agosto de 2022.

A ONU disse que essas exportações foram para 45 países, incluindo trigo transportado pelo Programa Alimentar Mundial para pessoas necessitadas no Afeganistão, Etiópia, Quênia, Somália, Sudão e Iêmen.

Fontes