UE e EUA juntam-se ao apelo da CEDEAO contra golpe no Níger

Fonte: Wikinotícias
Mohamed Bazoum em 2023

31 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A União Europeia e os Estados Unidos pediram à junta militar que tomou o poder no Níger na semana passada que suspenda o golpe e retorne o presidente Mohamed Bazoum ao cargo.

O chefe de política externa da União Européia, Josep Borrell, expressou na segunda-feira apoio às ações da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que no domingo impôs sanções aos líderes do golpe e deu a eles um prazo de uma semana para ceder o poder ou enfrentar medidas, incluindo "uso de força."

Borrell disse que a UE rejeita as acusações de interferência estrangeira e que responsabilizará a junta por qualquer ataque a civis ou contra pessoal em instalações diplomáticas.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, também saudou o que chamou de forte liderança da CEDEAO para "defender a ordem constitucional no Níger" e disse que os Estados Unidos se unem aos apelos pela libertação imediata de Bazoum e pela restauração do governo democraticamente eleito do Níger.

O porta-voz de Blinken disse a repórteres na segunda-feira que Washington ainda não fez uma determinação oficial sobre se as ações militares constituem um golpe, já que a situação é contínua e fluida.

"Está claro que houve uma tentativa de remover o presidente Bazoum do cargo", disse Matthew Miller a repórteres. "Ainda não está claro se a tentativa será bem-sucedida, por isso estamos observando e monitorando a situação e tentando impedir que o presidente Bazoum seja destituído do cargo."

O enviado das Nações Unidas para a África Ocidental, Leonardo Santos Simão, esteve presente na cimeira da CEDEAO. Um porta-voz da ONU disse a repórteres na segunda-feira que reiterou a condenação da ONU à tomada do poder pela força e ao enfraquecimento da governança democrática, da paz e da estabilidade no Níger. Ele disse que as entregas de ajuda continuam. Mais de 4 milhões de pessoas no país precisam de assistência humanitária.

Os líderes do golpe disseram que agiram na semana passada em resposta ao que descreveram como uma piora na situação de segurança e a falta de ação do governo contra os jihadistas.

Em uma declaração na televisão estatal na segunda-feira, a junta militar acusou o ex-governante colonial da França de planejar usar uma ação militar para libertar Bazoum.

Notícia relacionada

Fontes