Embaixador francês permanece no Níger, desafiando ordem para sair

Fonte: Wikinotícias

29 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o embaixador da França no Níger permanecerá no seu posto, apesar de ter sido ordenado a deixar o país pelos novos líderes militares.

Macron disse numa reunião de embaixadores em Paris na segunda-feira que o embaixador Sylvain Itte “permanece apesar das pressões”.

Ele também rejeitou as preocupações de que enfrentar a junta no Níger pudesse ser perigoso, insistindo: “A nossa política é a certa”.

Itte foi convidado a deixar o Níger dentro de 48 horas em uma carta enviada na sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores do Níger. O ultimato foi dado depois de Itte se ter recusado a reunir-se com os líderes militares que depuseram o presidente Mohamed Bazoum num golpe de Estado em julho.

O Níger é uma ex-colônia francesa e a França ainda tem 1.500 soldados no país africano. Eles ajudaram o Níger a combater as forças jihadistas.

Milhares de nigerianos saíram às ruas de Niamey, a capital, no domingo para mostrar o seu apoio aos oficiais militares que depuseram Bazoum.

A França não reconheceu os novos líderes do Níger, dizendo que o governo de Bazoum continua a ser a única autoridade legítima no Níger.

A França também concordou com o bloco da África Ocidental, CEDEAO, e com os seus apelos à reintegração de Bazoum.

Macron disse na segunda-feira que a política da França “depende da coragem do presidente Mohamed Bazoum, do compromisso dos nossos diplomatas, do nosso embaixador no terreno”.

Ele rejeitou a opinião dos líderes da junta que atribuíram a maior parte dos problemas do Níger ao seu antigo governante colonial.

“Não se deve ceder à narrativa usada pelos líderes golpistas que consiste em dizer que a 'França se tornou nossa inimiga'”, disse Macron.

Fontes

‎‎‎