UE amplia ajuda humanitária à Ucrânia com mais 50 milhões de euros

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A União Europeia (UE) anunciou no domingo que alocará mais 50 milhões de euros, ou cerca de US$ 54 milhões, em financiamento humanitário para apoiar as pessoas afetadas pela guerra da Rússia na Ucrânia, incluindo 45 milhões de euros para projetos humanitários na Ucrânia e 5 milhões de euros para a Moldávia. Isto eleva o financiamento total da ajuda humanitária da UE em resposta à guerra para 143 milhões de euros. Este financiamento faz parte do pacote de apoio de 1 bilhão de euros prometido pela Comissão Europeia no evento global de doação da semana passada ‘Stand Up For Ukraine’.

Esse novo financiamento atenderá às necessidades humanitárias mais urgentes, fornecendo serviços médicos de emergência, acesso a água potável e higiene, abrigo e proteção, assistência em dinheiro e apoio contra a violência de gênero.

O Comissário para Gestão de Crises, Janez Lenarčič, disse: “Com milhões de pessoas em movimento ou presas em zonas de guerra ativas, as necessidades na Ucrânia já são enormes. Agora, precisamos estar preparados para um novo aumento nos ataques implacáveis da Rússia à Ucrânia, principalmente no leste. Com estes 50 milhões de euros adicionais, a UE continua a disponibilizar rapidamente financiamento humanitário aos seus parceiros, a fim de aumentar ainda mais a assistência. Ajudará as pessoas em áreas de difícil acesso que estão sem acesso a cuidados de saúde, água e eletricidade, e aquelas que foram forçadas a fugir e deixar tudo para trás. Ucrânia, estamos com você.”

Notícias Relacionadas

Fontes