Saltar para o conteúdo

Tripulação da Starliner permanecerá na EEI até o final de junho

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Starliner da Boeing

A tripulação de duas pessoas da nova espaçonave Starliner da Boeing permanecerá na Estação Espacial Internacional por mais alguns dias para permitir que os engenheiros tenham tempo para examinar um novo conjunto de problemas com a espaçonave.

Autoridades da agência espacial norte-americana NASA e da Boeing anunciaram na terça-feira que o comandante Butch Wilmore e a piloto Sunita Williams não retornarão à Terra antes de 26 de junho. As autoridades já haviam definido 18 e 22 de junho como datas para a possível reentrada da tripulação.

Wilmore e Williams chegaram à EEI em 6 de junho. A atracação com a estação espacial foi adiada quando cinco de seus 28 propulsores de manobra falharam ao se aproximar. A espaçonave também sofreu uma série de vazamentos de hélio durante a missão.

Ambos os problemas estão localizados no módulo de serviço, embaixo da cápsula. O módulo de serviço se separará da cápsula e queimará na atmosfera durante a fase de reentrada, o que significa que os engenheiros não poderão examiná-lo na Terra.

Os problemas são os mais recentes que afetaram o voo de teste tripulado da Starliner. Duas tentativas anteriores de lançamento foram canceladas - a primeira em 6 de maio, quando oficiais notaram uma válvula de oxigênio defeituosa, e a segunda em 1º de junho, uma falha envolvendo o sistema de computador que controla o tempo para lançamento.

Inicialmente, os astronautas veteranos deveriam permanecer na EEI apenas por uma semana testando a cápsula e seus subsistemas. O voo é o teste final antes da NASA certificar a Boeing para conduzir missões tripuladas de rotina à EEI.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ((en)) First crew of Boeing Starliner to remain at ISS until late June — Voz da América, 19 de junho de 2024