Tiroteio em Thalys: massacre evitado na França
22 de agosto de 2015
Um homem feriu três pessoas a bordo de um comboio/trem internacional na Bélgica, pouco antes de passar a fronteira francesa. Primeiro-ministro belga, Charles Michel, chamou o ato de "ataque terrorista" a secção anti-terrorista da procuradoria de Paris e assumiu a investigação.
Dois soldados dos EUA, Spencer Stone e Alek Skarlatos presentes a bordo do combóio/trem em particular, ouviu a arma que está a carregar no vaso sanitário. Com a ajuda de Anthony Sadler, um amigo que viajava com eles, eles dominaram o homem quando ele saiu do banheiro.
O homem, um marroquino de 26 anos de acordo com informações preliminares, foi preso na estação de Arras (Pas-de-Calais, norte da França), onde o trem de Amsterdã para Paris foi desviado.
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, viajou para Arras após o incidente. Ele conheceu passageiros do comboio, que o ator francês Jean-Hugues Anglade, que seria ferido com vidro, acionando o alarme. O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, também expressou sua gratidão aos dois fuzileiros.
“ | Eu desejo (...) para expressar esses dois passageiros americanos que estavam particularmente corajoso, que têm demonstrado grande coragem em circunstâncias extremamente difíceis, a nossa gratidão e nosso apreço e admiração pelo compostura eles testificado e sem o qual pode ter enfrentado um drama terrível. | ” |
Bernard Cazeneuve, ministro do Interior francês |
Foi anunciado que o suspeito tinha facas, um rifle Kalashnikov e uma pistola. A imprensa relata que ele era conhecido pelos serviços de inteligência. O operador SNCF disse que 550 passageiros estavam a bordo do trem.
A secção anti-terrorista da procuradoria de Paris assumiu a investigação "dadas as armas usadas, o lugar dos fatos e contexto".
Notícia Relacionada
- "França: três ferimentos de bala em uma Thalys", Wikinotícias, 21 de agosto de 2015.
Fontes
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "'Terror' shooting wounds three on international train in Belgium", proveniente de Wikinotícias em Inglês em sua versão de 24 de agosto de 2015. |
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Fusillade du train Thalys : un massacre évité de peu", proveniente de Wikinotícias em Francês em sua versão de 25 de agosto de 2015. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |