Terremoto de magnitude 6,9 ​​abala o norte do Chile

Fonte: Wikinotícias

4 de junho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um terremoto de magnitude 6,9 Mw atingiu às 3h35 (hora local) desta quarta-feira (3) vários habitantes da região de Antofagasta, no norte do Chile.

De acordo com o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o movimento telúrico estava localizado em um epicentro a 50 quilômetros a sudoeste de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, além de uma profundidade de 123,4 quilômetros.

O terremoto foi percebido pela população com intensidade de VI na escala de Mercalli na região de Antofagasta, V nas regiões de Tarapacá e Atacama e III na região de Arica e Parinacota.

Por outro lado, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) descartou a possibilidade de um tsunami para a orla costeira chilena minutos depois, já que o terremoto não atendeu às condições necessárias.

Devido ao movimento telúrico, foram registrados pequenos danos em algumas estruturas em San Pedro de Atacama, além de rolar pedras em algumas estradas locais, estas foram removidas em poucas horas. Enquanto isso, também houve cortes de energia nas cidades de Toconao e Ayllu de Solor, que foram restauradas em poucos minutos. Nenhum dano às pessoas foi registrado.

Após o terremoto principal, alguns tremores secundários foram registrados com epicentros em San Pedro de Atacama, Mejillones e Ollagüe, que foram praticamente imperceptíveis para a população.

Fontes