Tailândia caminha rumo à democracia após vitória eleitoral esmagadora

Fonte: Wikinotícias
Prayuth Chan-ocha primeiro-ministro e comandante-chefe do Exército Real da Tailândia

20 de Maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nas eleições gerais de domingo, os ex-partidos da oposição derrotaram os partidos apoiados pelos militares que governam a Tailândia desde o golpe de 2014 e demonstraram sua prontidão para formar um novo governo.

A Comissão Eleitoral informou que o partido progressista Move Forward ganhou o maior número de assentos na câmara baixa, com 152. O número inclui 113 MPs eleitorais e 39 MPs de lista partidária.

Em segundo lugar está o populista Pheu Thai Party, liderado por Paetongtarn Shinawatra, filha do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, com 141 assentos - 112 parlamentares eleitorais e 29 parlamentares de lista partidária. Esses dois partidos foram os dois maiores partidos de oposição no governo anterior e agora detêm um total combinado de 293 das 500 cadeiras da Câmara.

O Partido Bhumjaithai, pioneiro da campanha pela descriminalização da maconha, ficou em terceiro lugar com 70 assentos, enquanto o Partido Palang Pracharath de Prawit Wongsuwan e o Partido da Nação Tailandesa Unida de Prayut Chan-o-cha, ambos apoiados pelo grupo militar que tomou o poder na Golpe de 2014, ficou em quarto e quinto lugar com 41 e 36 assentos, respectivamente.

O partido Move Forward está de olho nos principais cargos do gabinete que lidam com finanças, relações exteriores, defesa e energia, enquanto Pheu Thai receberá portfólios econômicos, como transporte e comércio.

Notícia Relacionada

Fontes