Eleição tailandesa é vista como teste de poder militar

Fonte: Wikinotícias
Prayuth Chan-ocha primeiro-ministro e comandante-chefe do Exército Real da Tailândia

14 de Maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os eleitores na Tailândia vão às urnas hoje em eleições nacionais vistas como um teste fundamental para o controle dos militares no poder e a chance de mudança política em um país onde a vitória nas urnas é frequentemente frustrada por golpes e decisões judiciais.

Dezenas de milhares de assembleias de voto abriram às 9h, hora local (0100 UTC).

Cerca de 52 milhões de eleitores elegíveis estão escolhendo entre partidos progressistas e conservadores, com os militares tentando preservar seu poder após quase uma década de governo liderado ou apoiado pelo Exército.

O atual primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha, que chegou ao poder em um golpe de 2014, está buscando outro mandato. Ele é apoiado pelo Partido da Nação Unida da Tailândia, conservador e apoiado pelos militares. Também concorrendo está seu vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan, representando o partido pró-establishment Palang Pracharath.

Prayuth foi responsabilizado por uma economia estagnada, por lidar mal com a pandemia do COVID-19 e frustrar as reformas democráticas.

As pesquisas de opinião indicam que o partido de oposição Pheu Thai, liderado por Paetongtarn Shinawatra, filha do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, e o partido Move Forward, liderado por Pita Limjaroenrat, devem conquistar o maior número de assentos na Câmara dos Deputados, de 500 membros, a câmara baixa da Assembleia Nacional. Não há garantia de que nenhum dos dois governará por causa das regras parlamentares estabelecidas pelos militares após o golpe de 2014.

O primeiro-ministro será escolhido durante uma sessão conjunta da Câmara e do Senado de 250 membros, cujos membros foram indicados pela junta. O vencedor deve obter uma maioria simples de pelo menos 376 votos, nenhum partido deve vencer sozinho.

A votação de domingo é a primeira desde o início das manifestações pró-democracia lideradas por jovens em 2020. Qualquer resultado eleitoral contestado pode levar a uma nova rodada de instabilidade política.

A Tailândia presenciou vários golpes de Estado e foi assolada por uma série de protestos de rua e ordens judiciais que dissolveram os partidos políticos.

Fontes