Suspeito no tiroteio no Fort Lauderdale Airport aparece em Tribunal
9 de janeiro de 2017
O atirador do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, Esteban Ruiz Santiago, 26, apareceu em um tribunal federal em Fort Lauderdale, na Broward County, Estado da Flórida, nesta segunda-feira. Ruiz Santiago é acusado de um tiroteio nesta sexta-feira às 12:55 (17:55 UTC) na área de recepção de bagagem no nível mais baixo no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, onde cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas.
O magistrado, juiz Alicia Valle, atribuiu Santiago um defensor público. O juiz também havia estabelecido a acusação audiência para 23 de janeiro.
Na audiência, Santiago foi algemado e algemado nos tornozelos. Ele respondeu às perguntas do juiz com respostas monossilábicas por cerca de 20 minutos. Valle perguntou sobre as acusações criminais e as finanças do suspeito. Santiago tinha anteriormente admitido a fazer US$ 2.100 por mês, enquanto trabalhava como guarda de segurança no Alaska. Ele também admitiu ter apenas US$ 10 em sua conta bancária e não "outras propriedades". A falta de poupança tinha demonstrado a incapacidade de Santiago para pagar seu próprio advogado, razão pela qual Valle lhe atribuiu um defensor público. A audiência foi agendada para 23 de janeiro, momento em que Santiago entrará em um fundamento formal em resposta a acusações de assassinato, uso ilegal de uma arma de fogo e violência no aeroporto. O promotor também determinou uma ordem de detenção para avaliar o risco de fuga e Santiago foi mantido na cadeia principal. A audiência de detenção foi marcada para 17 de Janeiro.
Na sexta-feira, Santiago tinha pego seu descarregado Glock 9 milímetros pistola semi-automática em uma mala na esteira de bagagens. Ele foi o único item de bagagem que ele trouxe de Anchorage, Alaska naquele dia. Ele entrou no banheiro para recarregar a arma, saiu e começou a atirar em pessoas ao acaso. As vítimas tentaram se esconder na área de reivindicação de bagagem, enquanto Santiago correu em torno do carrossel de reivindicações de bagagem, continuando a atirar até que ele ficou sem munição. O atacante matou cinco pessoas e feriu oito pessoas. Santiago tinha apresentado um ID militar e foi preso ileso sem resistir. Desde a época do incidente, Santiago foi mantido sob custódia na prisão principal do condado de Broward. Outras 37 pessoas ficaram feridas durante a evacuação, incluindo contusões e ossos quebrados. Todos os voos de e para Aeroporto de Fort Lauderdale tinha sido suspenso pela Federal Aviation Administration (FAA). As autoridades não deixaram ninguém entrar ou sair do aeroporto. O aeroporto e as estradas vizinhas foram reabertos na manhã de sábado.
O atacante tinha viajado de Anchorage para Minneapolis e de lá, para Fort Lauderdale Airport em um vôo de Delta Airlines . As investigações estão em andamento para determinar o motivo para o tiroteio. Nenhuma evidência foi encontrada de Santiago se comunicando com qualquer outro indivíduo antes do tiroteio; ele parecia estar a agir sozinho . Em uma entrevista, Santiago admitiu ter planejado o tiroteio adiantado ao comprar o bilhete de avião.
Santiago admitiu ter ouvido vozes no dia do ataque. Santiago tinha sido enviado para um hospital para avaliação de saúde mental. Esta avaliação seguiu-se a outra avaliação do atacante em novembro depois que ele entrou no escritório do FBI, alegando ouvir vozes "exortando-o a se juntar a um grupo terrorista islâmico". Naquela época, Santiago deixou um bebê de dois meses em um carro enquanto se aproximava do escritório. A criança foi devolvida aos cuidados da esposa de Santiago. Sua arma também havia sido apreendida no momento do incidente, mas foi devolvido a ele em 8 de dezembro. Os resultados das avaliações de saúde mental não foram divulgados ao público. De acordo com a CNN, entre 2005-2014, Esteban Santiago é um membro da Guarda Nacional do Exército Alaska, incluindo um período de 10 meses no Iraque, onde ele foi premiado com um emblema da ação do combate . Segundo a família de Santiago, seus problemas de saúde mental tinha começado depois de sua turnê de 10 meses no Iraque durante a Guerra do Iraque, depois que ele começou a dizer-lhes sobre alucinações auditivas .
Santiago nasceu em Nova Jersey, mas cresceu em Puerto Rico. A única mesquita em Anchorage encontrou-se chamadas fielding sobre Santiago, a que responderam que não teve nenhuma afiliação com elas.
O Aeroporto de Fort Lauderdale está localizado no estado de Florida, a 34 km de Miami em uma área não incorporada de Broward County. A partir daí, muitos vôos partem para a América Latina e o resto do Estados Unidos. No momento do incidente, era legal em os EUA para o transporte de armas em um recipiente de hard-sided e bloqueado por ar. Na Flórida, ele também era legal para transportar uma arma em um terminal de aeroporto sem remover a arma do estojo.
Fontes
- ((en)) Accused Florida airport gunman Esteban Santiago faces court — Sydney Morning Herald, 10 de março de 2017
- ((en)) Airport shooting suspect appears in federal court — Miami Herald, 9 de janeiro de 2017
- ((en)) Fort Lauderdale airport shooting: Five people shot dead by Florida gunman — BBC News Online, 7 de janeiro de 2017
- ((en)) Catherine E. Shoichet & Steve Almasy. Fort Lauderdale airport shooting: 5 dead, suspect had gun in bag — CNN, 6 de janeiro de 2017
- ((en)) Erik Ortiz & Tracy Connor. Fort Lauderdale Shooting: Five Killed at Airport Shooting, Gunman ID'd as Esteban Santiago — NBC News, 6 de janeiro de 2017
- SANTIAGO, ESTEBAN RUIZ arrest information — Broward Sheriff's Office, 10 de janeiro de 2017
- ((es)) EE
.UU .: al menos 5 muertos en un tiroteo en el aeropuerto de Fort Lauderdale, en el sur de Florida — BBC World, 6 de janeiro de 2017 - ((es)) Cinco muertos y ocho heridos en un tiroteo en el aeropuerto de Fort Lauderdale en Florida — La Vanguardia, 6 de janeiro de 2017
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Fort Lauderdale Airport shoot suspect appears in court", proveniente de Wikinotícias em Inglês em sua versão de 12 de Janeiro de 2017. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |