Suspeito de terrorismo escapa da prisão de Londres

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Reino Unido comprometeu-se na quinta-feira a encontrar o ex-soldado do exército suspeito de terrorismo que escapou da prisão escondendo-se debaixo de um carro de entrega de alimentos.

Acredita-se que Daniel Abed Khalife tenha escapado de uma prisão de segurança média em Londres na quarta-feira, saindo da cozinha da prisão onde trabalhava e se prendendo ao fundo de uma van.

“Daniel Khalife será encontrado e terá de enfrentar a justiça”, disse o ministro da Justiça do Reino Unido, Alex Chalk, ao parlamento na quinta-feira.

O suspeito de terrorismo, de 21 anos, é agora alvo de uma caçada humana a nível nacional, que inclui controlos de segurança reforçados em portos e aeroportos. Mas até quinta-feira à noite no Reino Unido, a polícia disse que não houve nenhum avistamento confirmado de Khalife.

Dispensado do exército britânico em maio, o antigo soldado aguardava julgamento por crimes relacionados com o terrorismo e a Lei dos Segredos Oficiais.

Khalife é acusado de plantar bombas falsas em uma base militar na Inglaterra e de coletar informações confidenciais sobre soldados de um banco de dados do Ministério da Defesa do Reino Unido. Ele também é acusado de coletar informações para o Irã, informou a BBC.

Khalife negou todas as acusações contra ele.

No parlamento na quinta-feira, Chalk também disse que haveria uma investigação imediata sobre os protocolos da prisão. Uma segunda investigação independente ocorrerá posteriormente, disse ele.

“Não devemos deixar pedra sobre pedra para descobrir o que aconteceu”, disse Chalk.

Mais de 150 investigadores e policiais estão no caso, de acordo com o comandante da Polícia Metropolitana Dominic Murphy, que é o investigador principal.

Fontes