Polícia britânica captura suspeito de terrorismo fugitivo

Fonte: Wikinotícias

10 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um ex-soldado britânico que escapou de uma prisão em Londres há quatro dias foi capturado enquanto andava de bicicleta a oeste de Londres, disse a polícia.

Daniel Abed Khalife, 21 anos, escapou do HMP Wandsworth saindo da cozinha da prisão onde trabalhava e prendendo-se no fundo de uma van de entrega de comida. Ele foi pego a cerca de 16 quilômetros de onde escapou.

Exonerado do exército britânico em maio, Khalife aguardava julgamento por crimes relacionados com terrorismo e violações da Lei dos Segredos Oficiais. Ele é acusado de plantar bombas falsas em uma base militar na Inglaterra e, segundo a BBC, de coletar informações pessoais confidenciais sobre soldados de um banco de dados do Ministério da Defesa britânico. Seu julgamento está marcado para novembro.

A fuga de Khalife da HMP Wandsworth, uma prisão de segurança média inaugurada em 1851, gerou críticas aos anos de governança do Partido Conservador.

“Precisamos de respostas sobre como um prisioneiro acusado de terrorismo e crimes de segurança nacional poderia ter escapado desta forma”, escreveu Yvette Cooper, membro do Partido Trabalhista na Câmara dos Comuns, nas redes sociais no sábado.

O ministro da Justiça britânico, Alex Chalk, informou o Parlamento sobre a fuga na quinta-feira e prometeu uma investigação imediata sobre os protocolos da prisão.

A Polícia Metropolitana de Londres ofereceu uma recompensa de 25 mil dólares por informações que levassem à prisão de Khalife, mas não ficou claro se alguém é elegível para receber o dinheiro.

Notícia relacionada

Fontes