Supertufão Goni devasta nordeste das Filipinas e deixa mortos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O supertufão Goni - chamado Rolly nas Filipinas - atingiu com força hoje o nordeste das Filipinas, incluindo toda costa dos distritos de Gagayan e Isabela, onde chegou com ventos de mais de 200km/h. Ontem, os ventos sustentados do tufão alcançaram 315km/h e ele foi classificado pelo site especializado Severe Weather como "um dos sistemas tropicais mais poderosos já registrados na Terra". Ontem também ele atingiu a região de Catanduanes, Filipinas, com rajadas de vento superiores a 200km/h. Norte, o que significa quase toda ilha de Luzon.

Em seu último aviso, o Pagasa, serviço nacional de meteorologia do país, emitiu um alerta de "ventos destrutivos e chuvas intensas" - que causam inundações. O aviso enfatiza risco para as cidades e regiões de Calabarzon, Grande Manila, Marinduque, Romblon, Províncias de Mindoro, Bataan, Bulacan, Aurora, as porções orientais de Cagayan e Isabela, a Região Administrativa da Cordilheira, o Vale Cagayán, Luzon Central, a Península de Zamboanga, Bangsamoro e Visayas Oeste.

No mesmo aviso, emitido às 17 horas no horário local, Goni estava classificado como um ciclone de Categoria 3 - que significa que seus ventos sustentados alcançam de 178 a 208km/h.

O Goni é o 25º fenômeno a ser nomeado na Temporada de tufões no Pacífico de 2020 - e que, portanto, alcançou de ventos de mais de 60km/h.

Devastação em Albay

Ao menos quatro pessoas morreram na província de Albay, enquanto autoridades continuam os esforços de evacuar os moradores da região, com a preocupação crescente com a água - e possíveis enxurradas - que desce pela costa do vulcão Mayon.

Entre as pessoas que morreram, três delas se afogaram após um dique de um rio se romper e uma foi atingida por uma árvore derrubada pelo vento.

Tempestade Siony e Goni atuarão juntos

Enquanto Goni segue rumo a Oeste, a tempestade tropical Siony (chamada Atsani internacionalmente) também já entrou no radar do Pagasa. Siony é o 19º ciclone tropical a atingir as Filipinas em 2020 e deverá atuar praticamente na mesma área que o Goni, mas provavelmente com menos intensidade.

Notícia Relacionada

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com