Supertufão Goni devasta nordeste das Filipinas e deixa mortos
1 de novembro de 2020
O supertufão Goni - chamado Rolly nas Filipinas - atingiu com força hoje o nordeste das Filipinas, incluindo toda costa dos distritos de Gagayan e Isabela, onde chegou com ventos de mais de 200km/h. Ontem, os ventos sustentados do tufão alcançaram 315km/h e ele foi classificado pelo site especializado Severe Weather como "um dos sistemas tropicais mais poderosos já registrados na Terra". Ontem também ele atingiu a região de Catanduanes, Filipinas, com rajadas de vento superiores a 200km/h. Norte, o que significa quase toda ilha de Luzon.
Em seu último aviso, o Pagasa, serviço nacional de meteorologia do país, emitiu um alerta de "ventos destrutivos e chuvas intensas" - que causam inundações. O aviso enfatiza risco para as cidades e regiões de Calabarzon, Grande Manila, Marinduque, Romblon, Províncias de Mindoro, Bataan, Bulacan, Aurora, as porções orientais de Cagayan e Isabela, a Região Administrativa da Cordilheira, o Vale Cagayán, Luzon Central, a Península de Zamboanga, Bangsamoro e Visayas Oeste.
No mesmo aviso, emitido às 17 horas no horário local, Goni estava classificado como um ciclone de Categoria 3 - que significa que seus ventos sustentados alcançam de 178 a 208km/h.
O Goni é o 25º fenômeno a ser nomeado na Temporada de tufões no Pacífico de 2020 - e que, portanto, alcançou de ventos de mais de 60km/h.
Devastação em Albay
Ao menos quatro pessoas morreram na província de Albay, enquanto autoridades continuam os esforços de evacuar os moradores da região, com a preocupação crescente com a água - e possíveis enxurradas - que desce pela costa do vulcão Mayon.
Entre as pessoas que morreram, três delas se afogaram após um dique de um rio se romper e uma foi atingida por uma árvore derrubada pelo vento.
Tempestade Siony e Goni atuarão juntos
Enquanto Goni segue rumo a Oeste, a tempestade tropical Siony (chamada Atsani internacionalmente) também já entrou no radar do Pagasa. Siony é o 19º ciclone tropical a atingir as Filipinas em 2020 e deverá atuar praticamente na mesma área que o Goni, mas provavelmente com menos intensidade.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Fontes
Typhoon "Rolly" - Tropical Cyclone: WARNING, Pagasa, 01 de novembro de 2020, 05:00pm.
Typhoon Rolly ravages Albay, at least 4 people dead, Rappler, 01 de novembro de 2020.
Tropical Storm Siony joins Typhoon Rolly in PAR, Rappler, 01 de novembro de 2020.
A *destructive* landfall of Super Typhoon Goni underway, Severe Weather, 31 de outubro de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|