Tufão Vongfong castiga as Filipinas
14 de maio de 2020
O Tufão Vongfong (também chamado Tufão Ambo) chegou às Filipinas hoje com ventos de 115 km/h e classificado como um furacão de categoria 3. Inicialmente ele atingiu o leste do país, principalmente a província de Samar, onde chegou por volta do meio-dia no horário local, e onde, além de ventos, causou chuvas torrenciais.
Segundo o PAGASA Regional Services Divisions (PRSD), serviço metereológico das Filipinas, entre hoje e amanhã ele deve provocar ventos violentos e chuvas intensas também em Masbate, Ticao e Ilhas Burias e condições de moderadas a severas em Manila, Bicol, Quezon, Marinduque, Laguna, Rizal, Bulacan, Nueva Ecija, Aurora, Nueva Vizcaya, Quirino, Isabela, Cagayan, Ifugao, Mountain Province, Kalinga, Apayao e Benguet.
Devido à tempestade, milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas em plena pandemia de COVID-19 nas Filipinas, onde há cerca de 12 mil infectados. Os centros preparados para receber os evacuados a cada temporada de furacões no Pacífico Oeste, devido à COVID-19 não poderão receber tanta gente, para evitar aglomerações. Além disto, alguns centros foram transformados em locais de quarentena para infectados pelo novo coronavírus. O governador de Samar, Ben Evardone, disse que a situação era "um pesadelo".
O Vongfong é o primeiro tufão da "Temporada 2020" no Pacífico Oeste e deve enfraquecer e se extinguir conforme segue para o Noroeste das Filipinas.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Tens of thousands under lockdown evacuate as Typhoon Vongfong strikes Philippines, CNN, 14 de maio de 2020.
- Eastern Samar faces ‘nightmare’ as it battles against virus, typhoon, CNN, 14 de maio de 2020.
- Severe Weather Bulletin #23, PAGASA, 15 de maio de 2020.
- Severe Weather Bulletin #24, PAGASA, 15 de maio de 2020.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|