Sul das Américas entra em estado de alerta devido a ciclone extratropical que se formará sobre a Argentina

Fonte: Wikinotícias

11 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


Um sistema de baixa pressão (sistema ciclônico; ciclone) que se formará nos próximos dias trará muita nebulosidade, chuvas persistentes e condições muito ventosas em grande parte da Argentina. A situação se estenderá desde o dia 12 até o dia 16 de abril ou mesmo até o dia 17 em algumas regiões.

Estas condições começarão com o avanço deste sistema desde o Oceano Pacífico até a costa leste da Argentina. À medida que se desloca para o leste e se aproxima da Cordilheira dos Andes, o tempo começará a piorar no país. O sistema deve terminar sua ciclôgenese e se transformar num ciclone extratropical ainda sobre o território, porém já próximo à costa.

Espera-se os ventos mais intensos nas zonas elevadas das províncias de San Juan, La Rioja, Catamarca, Salta e Jujuy. Durante o sábado, as rajadas devem superar os 120 km/h nas montanhas mais altas.

Simultaneamente, ocorrerão intensas nevascas nas montanhas de Mendoza a Salta, o que poderá originar vento branco, especialmente nas áreas de San Juan, La Rioja e Catamarca.

Na tarde de sábado, enquanto o sistema continua sua entrada em território argentino, o vento Zonda chegará à Puna e a alguns setores de menor altitude de Catamarca, Salta e Jujuy.

Ciclogênese: vento e chuva

O sistema favorecerá chuvas e ventos em grande parte da Argentina. Esta condição irá manter-se durante vários dias seguidos, pelo que os valores de chuva acumulada poderão ser elevados.

Essa ciclogênese (termo utilizado para se referir ao processo de formação de um sistema de baixa pressão) provocará um vento contínuo de leste em toda a faixa central do país, o que gerará dias com muita nebulosidade e umidade. Além disso, a partir de sábado as chuvas vão aumentar, principalmente nas províncias de Mendoza, San Luis, La Pampa e Córdoba, com valores que podem ultrapassar os 75 mm só nesse dia. Elas continuarão durante domingo e segunda-feira, quando afetarão também a província de Buenos Aires, Santa Fé e grande parte do nordeste da Argentina.

Ao longo da estação chuvosa, localmente podem ocorrer mais de 120 mm de chuva acumulada. Para contextualizar, esses valores superam consideravelmente a precipitação média de abril na região de Cuyo e em outras áreas estão próximos do que geralmente é esperado ao longo do mês.

Por fim, o sistema de baixa pressão, uma vez formado, deslocar-se-á para sul e entrará no Oceano Atlântico entre terça e quarta-feira, no sudoeste de Buenos Aires. À medida que isso acontecer, tanto a costa da província de Buenos Aires como a costa patagônica experimentarão um aumento na intensidade do vento e na precipitação. Esta situação também trará ondas e tempestades.

Sul do Brasil: chuvas intensas e ventos

O meteorologista Matheus Manente do portal Tempo, da rede Meteored, enfatiza que o Rio Grande do Sul (RS) pode ter "chuvas intensas" e "tempestades severas" principalmente na segunda-feira, enquanto os estados de Santa Catarina (SC) e Paraná serão atingidos a partir de terça-feira.

Como todo sistema ciclônico causa chuvas e ventos fortes, há riscos de alagamentos, enchentes e quedas de árvores e fios de energia. Nos RS e SC, inclusive, algumas regiões podem ter chuvas de 300mm, o que representa a média de quase 45 dias.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Intenso ciclone e frente fria trazem risco de tempestades severas na Região Sul na próxima semana — Tempo - Meteored, 11 de abril de 2024  
  • Adelanto del fin de semana: lluvias abundantes, nevadas y vientos fuertes en varias provincias — SNM, 11 de abril de 2024