Ciclone à vista: novo sistema atingirá RS; há alerta para tempo severo

Fonte: Wikinotícias

25 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um novo ciclone extratropical está em formação no Rio Grande do Sul (RS) e sua frente fria associada já provoca tempo ruim, que piorará entre amanhã e quarta-feira. A terça-feira, segundo o portal Metsul, "será dia de risco meteorológico muito alto a extremo no Rio Grande do Sul".

A baixa ingressará pelo nordeste da Argentina e passará sobre o norte gaúcho, mas o sistema terminará sua ciclogênese já sobre o Oceano Atlântico, a leste da cidade de Torres, onde o ciclone se formará. A situação meteorológica será piorada, também de acordo com a Metsul, uma corrente de jato em baixos níveis e a alta umidade. "A interação entre ar muito quente, baixa pressão atmosférica e abundante umidade vai formar nuvens carregadíssimas no Oeste, no Centro, parte do Sul e do Leste do estado no decorrer do dia", apontam os meteorologistas do portal.

Temporais com ventos, chuvas e até granizo são esperados isoladamente, mas na costa nordeste do RS e regiões adjacentes, incluindo a Metropolitana de Porto Alegre, como em partes do leste de Santa Catarina, o evento ciclônico provocará rajadas de ventos que podem chegar a 100km/h.

Chuvas, por vezes intensas, são esperadas em quase todo território gaúcho, incluindo no Vale do Taquari, atingido por enchentes mortais há três semanas, em solo catarinense e no sul e nordeste do Paraná. No RS, em cidades como Alegrete, Caxias do Sul, São Gabriel, Santa Maria e Torres pode chover mais de 200mm/24 horas, o que é a média de cerca de um mês, em meio a semanas seguidas de chuvas em todo estado. Em SC, nas regiões de Blumenau, Caçador, Criciúma e Lages também podem ocorrer precipitações de cerca de 200mm/24h.

Enchentes preocupam

Rios como o Caí, Sinos e Guaíba, que margeia Porto Alegre, preocupam.

Caí: com nascente na região de Caxias do Sul, é responsável por grandes enchentes no Vale do Caí, e provocou uma nova inundação há três semanas nas cidades de São Sebastião do Caí e Montenegro;

Sinos: o rio que banha São Leopoldo e outras cidades das redoncezas já está em nível de alerta, já tendo transbordado na cidade de Taquara;

Guaíba: a cheia, agravada pelo vento sul, que represa as águas do Lago Guaíba, fez com que hoje o prefeito decretasse o fechamento de quatro das oito comportas que protegem o centro da capital do RS contra inudanções. "O nível na régua do Cais Mauá atingiu nesta segunda-feira 2,76 metros, a terceira maior cota observada desde a grande enchente de 1941, somente atrás dos 3,13 metros de 1967 e os 2,97 medidos pela MetSul no Cais Mauá em outubro de 2015", apontou a Metsul.

Notícias Relacionadas

Fontes