Ciclone extratropical causa muitos estragos no RS; rajadas de vento de mais de 140km/h foram registradas

Fonte: Wikinotícias

13 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ciclone já a leste do RS, sobre o mar, na manhã de hoje

Segundo o Inmet, "às 7h dessa quinta-feira (13), Bom Jardim da Serra (RS) teve rajada de vento de 146,9 km/h". No entanto, ventou muito no Rio Grande do Sul (RS) desde ontem devido à passagem - e ciclogênese - de uma uma área de baixa pressão pelo estado, que no início essa madrugada chegou ao Oceano Atlântico, desembocando perto da costa leste da Lagoa dos Patos, onde se transformou num ciclone extratropical no mar.

Enquanto se moveu, já ontem o sistema provocou temporais. Essa manhã, em dados da Defesa Civil do RS, pelo menos 44 municípios gaúchos contabilizam prejuízos, incluindo a interrupção de ruas devido à queda de árvores e deslizamentos de terra, e quase 500 mil gaúchos estão sem luz.

Em Santa Catarina as áreas mais atingidas foram o Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Norte, onde ontem choveu e ventou muito. Houve relatos de árvores caídas, que durrabaram fios de da rede de eletricidade. Um alerta para vento forte segue vigente ao menos até o final da tarde e a Defesa Civil de SC anunciou que o ciclone provocou rajadas de ventos de 146,9 km/h em Bom Jardim da Serra.

Já no Paraná a área de baixa pressão também favoreceu os temporais que ontem atingiram cidades das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Em Foz do Iguaçu as rajadas de vento chegaram a 80km/h, segundo o Simepar, e também houve queda de árvores. Há cerca de 168 mil paranaenses sem luz.

O tercerio ciclone em um mês

Esse é o terceiro ciclone a atingir o RS em menos de um mês. Em meados de junho um ciclone extratropical se formou na região nordeste do RS e provocou o maior desastre natural no estado em 40 anos, atingido mais de 50 municípios. Na semana passada outro desses sistemas se formou na mesma região, provocando muitas chuvas na sexta-feira.

Notícias Relacionadas

Fontes