Ciclone causa pior desastre natural em 40 anos no RS; 16 pessoas morreram

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ciclone na noite de 15 de junho
O ciclone na tarde de 16 de junho com seu centro bem visível

Segundo o governo estadual em seu portal ontem, "com 16 mortes confirmadas, o ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada é o maior desastre natural relacionado a chuvas intensas das últimas quatro décadas no Estado". Até a tarde de ontem, 48 municípios haviam reportado danos, com 1.538 desabrigados e 13.824 desalojados.

O sistema atingiu o estado entre a noite de quinta-feira (15/06) e a manhã de sexta-feira da semana passada com rajadas fortes de ventos, que em algumas cidades atingiram mais de 100km/h, e chuvas intensas, de mais de 300mm em algumas localidades, levando a inundações e enchentes. Segundo o portal Mestsul, "a chuva acumulada em 24 horas (...) foi a maior registrada em um mês de junho desde 1961 no território gaúcho".

O fenômeno também provocou ventania e chuvas na região sudeste de Santa Catarina, onde a agitação marítima, comum durante ciclones, provocou o afundamento do barco "BP Safadi Seif". Ao todo, oito pescadores estavam na embarcação, sendo que seis deles foram resgatados vivos e dois seguem desaparecidos.

Notícias Relacionadas

Fontes