SpaceX pronta para voo de estreia do sistema de foguetes Starship

Fonte: Wikinotícias

17 de abril de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A SpaceX de Elon Musk fez os preparativos finais na segunda-feira para lançar seu novo sistema de foguetes Starship ao espaço pela primeira vez. O voo de teste não tripulado ocorre da costa do Golfo do Texas.

O foguete espacial de dois estágios, mais alto que a Estátua da Liberdade com 120 metros, deve decolar das instalações da SpaceX em Boca Chica, Texas.

A missão de teste, sejam seus objetivos totalmente cumpridos ou não, representa um marco importante na ambição da SpaceX de enviar humanos de volta à Lua e, finalmente, a Marte.

Mas a SpaceX enfrenta enormes desafios simplesmente lançando a espaçonave. “O sucesso não é o que se deve esperar”, disse Musk a uma audiência privada no Twitter na noite de domingo.

"Provavelmente não terá sucesso amanhã", disse ele. "É uma coisa fundamentalmente difícil."

No início do domingo, a empresa com sede na Califórnia disse no Twitter que suas equipes de lançamento estavam avançando com os preparativos do voo, enquanto observavam de perto as possíveis condições de cisalhamento do vento que poderiam forçar um atraso.

Na noite de domingo, Musk disse que era "mais provável" que o voo de segunda-feira fosse adiado. A SpaceX tem janelas de lançamento de backup na terça e quarta-feira durante aproximadamente as mesmas horas.

Fontes