Sociedade Entomológica da América renomeia mariposa invasora

Fonte: Wikinotícias
Esta mariposa foi renomeada para mariposa esponjos devido a enorme quantidade de ovos esponjosos que deixam nas árvores

9 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na quarta-feira, a Sociedade Entomológica da América renomeou a lagarta anteriormente conhecida como gypsy moth (mariposa cigana) para spongy moth (mariposa esponjosa) como parte de seu Projeto Nomes Melhores Comuns.

Seu nome científico continua sendo Lymantria dispar.

A sociedade anunciou que estava removendo o nome comum em julho passado, mas não escolheu um novo nome até a semana passada, quando a Sociedade votou por unanimidade por "mariposa esponjosa".

Magda Matache, estudiosa de Romani, do Programa Roma da Universidade de Harvard, relatou: “Cigano é considerado um insulto racial por muitos romani. Ele carrega uma história muito dolorosa, e é ofensivo. Os romani, ou Roma, enfrentaram um preconceito considerável na Europa e na América do Norte.”

As 57 pessoas do Projeto atribuídos a esta espécie receberam comentários do público em geral e examinaram mais de 200 nomes sugeridos. Mariposa esponjosa, da esponja francesa, foi proposta em janeiro. O esponjoso refere-se à aparência esponja das massas de ovos que abrigam os ovos do animal durante o inverno.

Também combina com os nomes comuns dados a este animal em outras línguas: sponge-spinner em alemão e "esponja-tricô" em turco. De acordo com a CNN, é mais provável que o animal se espalhe para novas áreas durante sua fase de ovos, à medida que viajam de serem colocados em lenha ou veículos.

A mariposa esponjosa é nativa da Europa, Ásia e norte da África, mas é uma espécie invasora altamente destrutiva na América do Norte. Chegou ao continente pela primeira vez em 1869.

As lagartas são de cor marrom e cobertas de espinhas e manchas azuis e vermelhas. Eles podem comer as folhas de uma árvore até ficarem nuas de folhagens. Ao todo, as lagartas esponjosas desfolharam 1 milhão de hectares de árvores norte-americanas por ano desde 1980.

“Eles basicamente, como a Lagarta Muito Faminta, estão apenas mastigando seu caminho através de florestas decíduas", relata Jessica Ware, da Sociedade Entomológica da América, citando um livro de fotos infantis.” Mariposa spongy já está começando a aparecer em histórias de mídia e outros recursos online, que estamos animados para ver. Mas sabemos que essa mudança de nome não acontecerá da noite para o dia", disse ela.

“Particularmente em livros ou produtos impressos, ou regulamentos relacionados à L. dispar, o uso do novo nome pode levar algum tempo. A ESA continuará fornecendo recursos de apoio para as organizações que adotam essa mudança.”

A Sociedade Entomológica da América é a maior organização profissional do mundo para cientistas de insetos.

Fontes