Senadores pedem a Trump para estender o START

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os senadores democratas Diane Feinstein, Chris Van Hollen e os republicanos Rand Paul e Susan Collins escreveram na terça-feira ao presidente dos EUA, Donald Trump, instando-o a estender imediatamente o acordo do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) por mais cinco anos.

O atual tratado expira em fevereiro de 2021, a menos que sejam tomadas medidas para renová-lo ou substituí-lo por um novo acordo.

“Se a expiração do tratado START for permitida em fevereiro, terá um efeito perigoso e desestabilizador. A perda de um amplo e eficaz regime de verificação criará grande incerteza sobre os planos, intenções e capacidades atuais e futuras da Rússia no campo das armas nucleares. À medida que a transparência entre nossos sistemas de forças nucleares diminui, isso pode aumentar os riscos de crises nucleares como as que experimentamos durante a Guerra Fria, como a Crise dos Mísseis de Cuba”, diz a mensagem dos senadores.

“Portanto, senhor presidente, pedimos que use seus poderes para prorrogar o Tratado START por cinco anos e evitar que voltemos a uma época de rivalidade nuclear desestabilizadora”, disseram os senadores.

Fontes

((ru)) Сенаторы призвали Трампа продлить срок действия договора об СНВ [inativa] — VOA, 9 de setembro de 2020. Página visitada em 10 de setembro de 2020. Arquivada em 30 de setembro de 2020