Secretário de Estado dos EUA telefona aos ministros da Suécia e Finlândia

Fonte: Wikinotícias

20 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No dia 19, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blincoln, conversou por telefone com os Ministros das Relações Exteriores da Suécia e da Finlândia, que buscam ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse em um comunicado naquele dia: “O ministro Blincoln se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Bilström”, e “enfatizou nosso compromisso compartilhado com a parceria atlântica e fortes relações bilaterais”.

Em particular, disse ele, "reafirmou a importância do apoio dos EUA à adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN e a rápida ratificação da adesão pelos restantes aliados."

O porta-voz Pride disse em uma declaração separada que o ministro Blincoln também teve uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, e reafirmou o apoio à adesão da Finlândia à OTAN.

A Finlândia e a Suécia, que eram neutras desde o final da década de 1940, estavam em processo de adesão à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

A adesão de ambos os países à OTAN requer a aprovação unânime de 30 estados membros e está atualmente pendente de aprovação pela Hungria e Turquia.

Fontes