Secretário-geral da OTAN visita Coreia do Sul

Fonte: Wikinotícias
Jens Stoltenberg

29 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, visitou a Coreia do Sul ontem (29).

A mídia coreana informou que o secretário-geral Stoltenberg se reuniu com o ministro das Relações Exteriores Park Jin para conversarem a Coreia do Norte.

O secretário-geral Stoltenberg também acusou o governo norte-coreano de fornecer armamento para Rússia, após invasão do território ucraniano.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional afirmou anteriormente: “Nas últimas semanas, vimos autoridades norte-coreanas negarem falsamente que forneceram armas a [grupo] Wagner, mas, como temos dito, a Coreia do Norte entregou foguetes de infantaria e mísseis para a Rússia”.

No dia 29, a Coreia do Norte negou repetidamente o comércio de armas com Rússia por meio de um discurso do diretor do Departamento de Relações Exteriores com os Estados Unidos, chamando-o de "rumor".

Durante conversa, o ministro Park afirmou: "Diante dos desafios internacionais sem precedentes de hoje, a solidariedade entre países que compartilham valores como liberdade, democracia e estado de direito é mais importante do que nunca".

O secretário-geral da OTAN, Stoltenberg, ficará em Seul até amanhã (30) para se reunir com altos funcionários, incluindo o ministro da Defesa.

Fontes