Coreia do Sul: presidente Suk-yeol escapa do impeachment com ajuda de seu partido
7 de dezembro de 2024
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, que na terça-feira decretou lei marcial no país, no que foi chamado de tentativa de golpe de estado por opositores e analistas políticos, escapou do impeachment votado hoje.
E isto porque, apesar de ontem ter perdido o apoio do líder seu partido e principal aliado, Han Dong-hoon, outros membros do Partido do Poder Popular (PPP) deixaram a sessão de votação, que foi anulada por "falta de quórum". A ação foi planejada estrategicamente para manter Yoon e o partido no poder.
Ontem Han havia exortado os membros do PPP a votarem a favor do impeachment após saber que estava na lista de uma ordem de prisão de diversos líderes políticos.
A imprensa sul-coreana prevê, porém, que haverá outras tentativas de impeachment. "A turbulência política continuará", escreveu o Korea Herald.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Coreia do Sul: presidente Suk-yeol perde apoio do partido e dos militares e impeachment é iminente
- Coreia do Sul: presidente que decretou lei marcial perde apoio de seu partido
Fontes
[editar | editar código-fonte]- President Yoon Suk Yeol escapes impeachment — The Korea Times, 7 de dezembro de 2024
- Motion to impeach Yoon Suk Yeol scrapped — The Korea Herald, 7 de dezembro de 2024
- Yoon impeachment motion scrapped due to lack of quorum — Yonhap News Agency, 7 de dezembro de 2024 Parlamento da Coreia do Sul nega pedido de impeachment contra Yoon Suk Yeol — CNN, 7 de dezembro de 2024