Salvador Sobral vence a Eurovisão 2017 e traz o inédito prémio para Portugal

Fonte: Wikinotícias
Salvador Sobral.

14 de maio de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ontem no sábado (13), teve lugar em Kiev, capital da Ucrânia, a 62º Festival Eurovisão da Canção, realizada no Centro de Exibição International Kiev, onde Portugal obteve sua primeira vitória com a canção de Salvador Sobral, chamada de Amar para Dois. Esta vitória foi um marco, pois é a primeira vez em 62 anos na Eurovisão, um compositor de jazz é o primeiro a subir para ser representante de Portugal, o topo da competição. Sobral chamou-o de "vitória da música". A balada de Sobral foi escrita por sua irmã, Luísa Sobral, que se juntou ao vencedor de 27 anos no palco durante a reapresentação.

Kristian Kostov.

Dos 42 países que participaram desta época, 26 países, incluindo a anfitriã Ucrânia e os Grandes Cinco (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) competiram nas finais. A cerimónia, apresentada por Oleksandr Skichko e Volodymyr Ostapchuk, começou no dia 9 de Maio. Sobral, que teve um grave problema cardíaco e não actuou nos primeiros ensaios. Ucrânia, Alemanha e Espanha terminaram muito inferior do ranking de colecta de votos ganhos, com 36, seis e cinco pontos, respectivamente. Em segundo lugar ficou a Bulgária com 615 pontos. A Moldávia (ou Moldova) fecha o pódio com 374 pontos.

SunStroke Project na fase da Eurovisão de 2017.

Os países qualificados durante a semifinal juntar-se aos países classificados para final foram a Alemanha, a Espanha, a Itália, a França, o Reino Unido, a Ucrânia, os 10 países qualificados durante a primeira metade (final dos países e 10 qualificados na segunda semifinal). A Alemanha, a Espanha, a Itália, a França e o Reino Unido são automaticamente qualificados como os maiores contribuintes financeiros para a EBU. A Ucrânia se qualificar automaticamente como anfitriões. país não qualificado para este final são: a Sérvia, a Macedónia, o San Marino, a Islândia, a Suíça, a Malta, a Finlândia, a Irlanda, a Lituânia, a Eslovénia, a Geórgia, a Albânia, a Letónia, a Estónia, o Montenegro e a República Checa.

NaviBand.

A canção portuguesa ganhou 758 pontos, dos quais 376 dos espectadores e 382 membros do júri, a maior pontuação de espectadores ucranianos. A canção em português fala de um jovem pedindo a sua amada para retornar e finalmente disse que, se o seu coração não está disposto e seu amor para dois. Ele abre com o som de cordas, o cantor continua a cantar acompanhado pelo piano, que desempenha harmonias de jazz, arsenal bastante amplo (não a décima primeira), acordes e alterados, a continuar o piano e cordas juntos.

Em segundo lugar ficou o representante da Bulgária e nascido na Rússia, Kristian Kostov. Kostov teve 615 pontos (278 dos espectadores e 337 membros do júri), mas sua canção encontra muitas semelhanças com a música músico publicado anteriormente Timbaland, Apologize (com OneRepublic), que era visto como críticos russos. Dos telespectadores ucranianos de Kostov não obteve qualquer pontuação na final.

Em terceiro lugar, grupo que representava Moldávia (ou Moldova), SunStroke Project com a canção "Hey Mamma", teve seus 374 pontos (264 espectadores e 110 júri, respectivamente). A composição do grupo, exceto o vocalista também incluiu violinista solista saxofonista e solista, tornando o som canção como algo reminiscente do jazz e folk, mas é inferior ao português como a riqueza de harmonias e nuances de realização de modulação.

Ucranianos também elogiaram o desempenho da banda da Bielorrússia (ou Belarus) NaviBand canção «Historyya Mayho Zhytstsya». Júri ucraniano deu a banda bielorrussa (ou Belarus) a mais alta classificação (12 pontos) e os espectadores, a terceira após a Moldávia (ou Moldova) e Portugal (8 pontos). Canção positiva e luz cheia de impressões vívidas de vida feita em língua bielorrussa (ou Belarus), o estilo é um pouco semelhante ao país, mas no final, com vocais do Povo não poderia deixar indiferentes ucraniano. No entanto, o resultado global dos bielorrussos foi de apenas 17 pontos.

Quanto aos representantes da Ucrânia, a banda O.Torvald, sua canção em inglês "Time" ficou em apenas 22º lugar. Acima de tudo estavam os azerbaijanos, checos e italianos (7 pontos no rating). Durante a votação e contagem de votos na cena de Verka Serduchka.

O cantor ucraniano Jamala, que esteve na Eurovisão em Kiev, falou com a estreia de suas novas canções I Believe in a U (Eu Acredito em Você). No ano passado (2016), o cantor marcou 534 pontos, então o mais alto na competição, mas este ano ganhou apenas 36 pontos.

A representante do Reino Unido, Lucie Jones, garantiu o décimo quinto lugar com 111 pontos. Vencedor da segunda semifinal Kristian Kostov da Bulgária garantiu 615 pontos da votação e Moldávia ganhou 374 pontos.

Kasia Moś, representante da Polónia, disse que dedicou seu desempenho aos direitos dos animais e acrescentou: "Eu só espero que depois disso na Polónia, vamos mudar a lei e não teremos cães em correntes".

Reacções

O principal prémio da Eurovisão, "Microfone de Cristal" nas ruas de Kiev.

Após o anúncio dos resultados da votação, Salvador Sobral, disse:

Eu quero dizer que vivemos em um mundo de música descartável, festival de música, que não contém qualquer sentido, e eu acho que isso pode ser uma vitória da música com pessoas que fazem música com significado. Música, não é fogos de artifício, música é um sentimento. Então, vamos tentar mudar isso e trazer de volta a música real.

O vitorioso português foi elogiado por diversos cantores da Eurovisão.

Foi citado pelo famoso compositor ucraniano Viktor Stepurko:

o facto de que um português ganhar Eurovisão com a música confirma essa década" promove "emissoras ideologia mega-visuais mostram klipmeysterstva, espaço virtual, não funcionou.

Viktor Stepurko

Após o final do show, outro cantor ucraniano, Jamala, comentou sobre a vitória do português, da seguinte forma:

Estou muito feliz! Isso prova mais uma vez que a música ganhou novamente! Não importa o idioma, no qual o estilo, lento, rápido, drama, poesia ... é importante que no coração de alguma coisa mudou! Felicito calorosamente Portugal e Salvador Sabral.

Jamala

Controvérsias

A União Europeia de Radiodifusão (UER) advertiu ao Salvador Sobral por quebrar as regras do concurso, depois ele ter usado a camiseta preta, que estava escrita em branco "S.O.S. Refugees" ("S.O.S. Refugiados", em inglês) em 9 de Maio, em uma conferência de imprensa após o primeiro semi-final ser vencido pelo Portugal. Sobral disse:

Se eu estou aqui e tenho exposição europeia, a mínima coisa que posso fazer é uma mensagem humanitária [...] As pessoas vêm para a Europa em barcos de plástico e estão a pedir para mostrar as suas certidões de nascimento para entrar em um país. Essas pessoas não são imigrantes, são refugiados fugindo da morte. Não se engane. Há tantas coisas burocráticas a acontecer nos campos de refugiados na Grécia, na Turquia e na Itália e devemos ajudar a criar caminhos legais e seguros desses países para seus países de destino.
Kristian Kostov.

O representante da Bulgária e nascido na Rússia que ficou em segundo lugar, Kristian Kostov, foi protagonizado em situações escandalosas. Foi divulgado no dia anterior, que Kostov (bem como sua mulher russa Samoilova) visitado na ocupada Crimeia, em junho de 2014. No entanto, de acordo com autoridades ucranianas, naquele tempo a questão em visitar a Crimeia ainda não foi legalmente regulamentada e Kostov era menor de idade, os motivos de sua entrada na Ucrânia não estava proibida. No entanto, Kostov prometeu publicamente se caso ganhar na Eurovisão, irá trazer o prémio principal (microfone de cristal para Moscovo) e publicamente dividir-a na Praça Vermelha.

Histórico

Portugal fez a sua primeira aparição na competição em 1964.

A Eurovisão informou que o final foi visto por quatro milhões de espectadores no YouTube.

Como vencedor desta edição do concurso, Portugal vai acolher a competição no próximo ano. Duas vezes vencedora da competição, Ucrânia organizou anteriormente o concurso em 2005.

Lista

  1. (2) Portugal, Salvador Sobral, Amar pelos Dois (📹 ▶️). Avaliação do júri: 382, avaliação dos espectadores: 376, quantidade de esferas 758.
  2. (3) Bulgária, Kristian Kostov, Beautiful Mess (📹 ▶️). 278 + 337 = 615.
  3. (12) Moldova, SunStroke Project, Hey, Mamma! (📹 ▶️). 110 + 264 = 374.
  4. (4) Bélgica, Blanche, City Lights (📹 ▶️). 108 + 255 = 363.
  5. (6) Suécia, Robin Bengtsson, I Can't Go On (📹 ▶️). 218 + 126 = 344.
  6. (1) Itália, Francesco Gabbani, Occidentali’s Karma (📹 ▶️). 126 + 208 = 334.
  7. (7) Roménia, Ilinka Bechile e Aleks Florya, Yodel It! (📹 ▶️). 58 + 224 = 282.
  8. (19) Hungria, Yotsi Papai, Origo (📹 ▶️). 48 + 152 = 200.
  9. (17) Austrália, Ayzaya Fayrbreys, Don’t Come Easy (📹 ▶️). 171 + 2 = 173.
  10. (24) Noruega, JOWST e Aleksander Walmann, Grab the Moment (📹 ▶️). 129 + 29 = 158.
  11. (9) Holanda, O’G3NE, Lights and Shadows (📹 ▶️). 135 + 15 = 150.
  12. (10) França, Requiem (📹 ▶️). 45 + 90 = 135.
  13. (21) Croácia, Jacques Houdek, My Friend (📹 ▶️). 25 + 103 = 128.
  14. (15) Azerbaijão, Dihaj, Skeletons (📹 ▶️). 78 + 42 = 120.
  15. (5) Reino Unido, Lyusi Dzhons, Never Give Up On You (📹 ▶️). 99 + 12 = 111.
  16. (13) Áustria, Nathan Trent, Running on Air (📹 ▶️). 93 + 0 = 93.
  17. (28) Belarus, Naviband, Historyja Majho Życcia [Гісторыя майго жыцця] (📹 ▶️). 50 + 33 = 83.
  18. (8) Arménia, Artsvik Arutyunyan, Fly with Me (📹 ▶️). 58 + 21 = 79.
  19. (20) Grécia, Demy, This Is Love (📹 ▶️). 48 + 29 = 77.
  20. (11) Dinamarca, Ana Nissen, Where I Am (📹 ▶️). 69 + 8 = 77.
  21. (26) Chipre, Ovig Demirtchyan, Gravity (📹 ▶️). 36 + 32 = 68.
  22. (18) Polónia, Kasia Mos, Flashlight (📹 ▶️). 23 + 41 = 64.
  23. (27) Israel, Imrie Ziv, I Feel Alive (📹 ▶️). 34 + 5 = 39.
  24. (29) Ucrânia, O.Torvald, Time (📹 ▶️). 12 + 24 = 36.
  25. (16) Alemanha, Levin, Perfect Life (📹 ▶️). 3 + 3 = 6.
  26. (33) Espanha, Manel Navarro, Do It for Your Lover (📹 ▶️). 0 + 5 = 5.

Galeria de imagens

Fontes