Saltar para o conteúdo

Tiroteio em casa de repouso na Croácia deixa 6 mortos e 6 feridos

Fonte: Wikinotícias

22 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um homem armado abriu fogo em uma casa de repouso na Croácia nesta segunda-feira, matando seis pessoas e ferindo outras seis, de acordo com autoridades e relatos da mídia. A emissora estatal HRT informou que o atirador não identificado entrou na casa de repouso em Daruvar, localizada 129 quilômetros a leste de Zagreb, e começou a atirar.

A polícia foi alertada sobre o incidente às 10h10 e confirmou que o suspeito havia entrado na casa de repouso e usado uma arma de fogo. O chefe de polícia da Croácia, Nikola Milina, disse que cinco pessoas morreram no local, enquanto mais uma pessoa morreu em um hospital. O suspeito fugiu, mas a polícia logo o pegou em um café próximo ao lar de idosos.

As vítimas eram cinco moradores da casa de repouso e um funcionário, disse Milina.

Mais tarde, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, confirmou o número de mortos e pediu uma investigação completa pelas autoridades, ao mesmo tempo em que expressou condolências às famílias das vítimas. "Estamos chocados", disse Plenkovic a repórteres na cidade de Split. "Este é realmente um ato monstruoso de assassinato de um grupo de pessoas, da mãe e de outras pessoas muito idosas que por acaso estavam lá. Condenamos este crime", falou.

O suspeito está atualmente sob supervisão policial, de acordo com um comunicado do departamento regional de polícia. "É difícil para mim entender que isso possa acontecer em nossa cidade, país", disse o prefeito de Daruvar, Damir Lnenicek, à emissora regional N1.

O jornal croata Jutarnji List descreveu o suposto atirador como um "policial militar aposentado" que matou sua mãe junto com outros moradores e funcionários. A televisão regional N1 informou que o atirador nasceu em 1973, foi um ex-combatente na guerra de 1991-1995 na Croácia e era parente de um dos moradores do asilo.

De acordo com Lnenicek, aproximadamente 20 pessoas estavam residindo na casa de repouso no momento do tiroteio.

A polícia ainda investiga o motivo do ataque.