SBT terá nova afiliada no Mato Grosso

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização do Mato Grosso, oeste do Brasil.
Localização de Cuiabá, capital do Mato Grosso.
Localização de Rondonópolis, Mato Grosso.

10 de julho de 2009

Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

A TV Rondon (Canal 5) de Cuiabá, capital do Mato Grosso, confirmou na última segunda-feira (6), que irá transmitir o sinal do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) para Cuiabá, capital do Mato Grosso a partir do dia 1º de agosto. A emissora vai deixar de retransmitir a programação da RedeTV!, que é afiliada desde 1999.

Mas o SBT do Silvio Santos, não irá reduzir a programação local da emissora. Programas regionais, tais como “Resumo do Dia”, apresentado Roberto França, e “Ponto de Vista” comandado por Walter Rabello continuarão a passar no canal.

A TV Rondon só aceitou fechar contrato com o SBT com a exigência de que a rede permitisse a emissora tendo o mesmo espaço para programação local como ocorre com a RedeTV!. A TV Rondon tem uma filial no interior do estado, na cidade de Rondonópolis, também retransmitindo a RedeTV! e que também vai pro SBT.

Essa exigência se deve ao fato de hoje a TV Rondon, com 45% de programação local, ser a segunda emissora do Brasil com o maior índice de regionalização. A emissora perde apenas para a TV Educativa do Paraná, que é um canal público e que tem 50% de sua programação regional, conforme pesquisa do Observatório do Direito à Comunicação.

O SBT tinha preferência pela emissora para a retransmissão de seu sinal e na mesa de negociação aceitou manter a programação local. A chefe de reportagem da emissora, Shoelly Rezende, afirmou que os programas locais não serão afetados ou cortados. Ela disse que apenas mudanças de horário serão feitas, para adequar a programação à grade do SBT. “Mudamos apenas a bandeira, a programação local permanece a mesma”, disse.

Porém, o SBT volta ter sinal apenas Cuiabá e Rondonópolis, onde não há sinal da rede, bem diferente da cobertura que tinha em dezenas de municípios, antes do rompimento da TV Cidade Verde.

Histórico

O SBT está sem sinal na capital de Mato Grosso desde o dia 16 de maio, quando o diretor-presidente do Grupo Cidade Verde, que opera a TV Cidade Verde, Canal 12, em Cuiabá, Luiz Carlos Beccari, rompeu no dia anterior, o contrato de afiliação com a rede, que durava 18 anos, depois que Silvio Santos impediu por cinco anos a emissora se expandir no estado, desprezar as afiliadas (entre elas a própria TV Cidade Verde) e fazer mudanças da programação em que a emissora só fica sabendo pela imprensa.

A TV Cidade Verde optou pela Rede Bandeirantes. A TV Brasil Oeste (umas das antigas emissoras do país) que retransmitia Bandeirantes por longos anos, passou para Rede 21.

Depois que a TV Cidade Verde passou ser afiliada à Bandeirantes, começaram especulações pela imprensa de que a TV Rondon e a TV Pantanal (Canal 22, em Cuiabá), do apresentador do Domingo Legal, também do SBT, Gugu Liberato, poderiam ser futuras afiliadas do SBT. A TV Pantanal retransmitia a programação da TV Aparecida.

“Não nos interessa nem o SBT e nem outra rede que não aceite a nossa programação. Nós temos o interesse em manter o público cuiabano. Enquanto as outras emissoras brigam por uma grade nacional, nós optamos pelo local”, disse à época o diretor da TV Rondon, Celso Chacon.

Porém, depois que Gugu assinou com a Rede Record em 25 de junho, acabou a possibilidade da TV Pantanal ser afiliada ao SBT, o que levou o SBT e TV Rondon se aproximarem.

RedeTV!

Devido à essa negociação, os programas da Rede TV! não serão mais transmitidos no estados por tempo indeterminado. Houve especulações de que o canal 47 da Record News passaria a transmitir a emissora, mas a informação foi desmentida pelo diretor da emissora em Mato Grosso, Emílio de Moraes, que disse que houve apenas interesse.

Matéria Relacionada

Fontes