Síria: Estado Islâmico recua ao redor de Raqqa

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Duas semanas após o seu avanço fulgurante no deserto sírio e a retomada de Palmyra, a organização Estado Islâmico recuou significativamente nas áreas rurais a oeste da sua capital Raqqa sob a ofensiva das Forças Democráticas Sírias. Este é uma etapa preparatória antes da reconquista altamente antecipado da cidade, mas muito hipotético.

Os rápidos avanços para enfrentar Estado Islâmico

Mapa das zones retomadas por FDS em 21 de Dezembro.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), principalmente curdos, que controlam praticamente todo o norte da Síria, anunciou em 6 de novembro, o lançamento de ofensiva ao norte do Raqqa contra a organização Estado islâmico (EI). Isso mobiliza até 30.000 combatentes apoiados por ataques aéreos da coalizão ocidental contra 4000 jihadistas. Até 19 de novembro, FDS dificilmente avançou através do eixo norte e perder dezenas de combatentes, mas conseguiu chegar mais perto de 30 quilómetros a norte de Raqqa. A ofensiva em seguida, marcou uma pausa, mesmo o combate contínuo, especialmente por causa de contra-ofensiva da EI, que acabou por fracassar. É neste contexto que a organização tem sucesso em meados de dezembro outra ofensiva contra o Exército sírio, com sucesso capturando novamente a Palmyra e mudar fortemente no deserto sírio.

Em 12 de dezembro, FDS mostrou sua ofensiva contra EI em um novo eixo no oeste, onde os jihadistas controlam muitas vilas e campos situados entre Raqqa e o Rio Eufrates. Combatentes curdos e seus aliados facilmente avançaram rapidamente para o sul e em seguida, se ramificam ao Eufrates, circulando mais de 54 aldeias antes de retomar. Em 20 de dezembro, a SDS anunciou que tomaram uma centena de vilas e apreendeu um dia depois da cidadela medieval de Qal'at Ja'bar. A frente está agora localizado a 50 quilómetros a oeste de Raqqa.

Rumo a uma reconquista da cidade?

FDS à oeste de Raqqa em 12 de Dezembro.

O oeste ofensiva do Raqqa representa um passo fundamental para o cerco da cidade. Sua recuperação é um dos principais objectivos da coalizão ocidental. Constitui também um interesse estratégico dos Estados Unidos que querem evitar a cidade fica permanentemente nas mãos do EI ou ser conquistada pelo Exército sírio, que não está neste momento a capacidade de se envolver em uma tal operação. Alepo e Palmyra foram uma prioridade para o Regime sírio. No entanto, grandes desafios estão a enfrentar isso. Na verdade, a coligação de SDS é amplamente dominado por milícias curdas do YPG e YPJ, acusados de controle hegemônico sobre as áreas que eles controlam. Agora, Raqqa e seus arredores são de assentamentos árabes, que temem a dominação política e militar com as forças diferentes de outras partes do país. As milícias curdas são mais comunistas, seculares e feministas, enquanto Raqqa é o inverso reputação conservadora.

Para legitimar a sua acção na região, a FDS tentam cercar de aliados árabes. O mais importante é o Exército dos Revolucionários, mas mais legítimo seria provavelmente Brigada dos Revolucionários de Raqqa. Este último tem apenas algumas centenas de combatentes na FDS, mas está secretamente activa na Raqqa onde ajudou a contrabandear combatentes desertores do EI e suas famílias. No entanto, a brigada anunciou em Novembro de 2016 foram excluídos da ofensiva e condenou a aderência das milícias curdas e sua vontade de marginalizar as forças árabes. As tensões são particularmente concentradas em torno de quem deve ser autorizado a entrar em Raqqa e em seguida, manter a cidade. Ao final, a Brigada dos Revolucionários foi restabelecida a partir do 10 de Dezembro, o FDS local no final várias facções árabes aliadas, mas todos muito marginalizados. As milícias curdas devem ser dominante na recuperação de Raqqa, apesar dos protestos da Turquia e riscos para a população local.

Galeria de Imagens

Fontes