Sérvia concorda em importar gás russo

Fonte: Wikinotícias

30 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O país do leste europeu do presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse que assinou um contrato com a Rússia para importar gás natural.

O presidente Vucic disse a repórteres após um telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, no dia 29, que havia conseguido um acordo “extremamente favorável” sobre gás natural de Putin.

“Tudo o que posso dizer é que ambos os lados concordaram em termos importantes que são muito benéficos para a Sérvia”, disse ele.

“O acordo entre o presidente Vucic e Putin prova o respeito que a Sérvia é por não participar da histeria anti-russa”, disse o ministro do Interior da Sérvia, Aleksandar Boulin.

“Líderes livres e pessoas livres tomam boas decisões pela Sérvia e não aceitam ordens do Ocidente”, disse ele.

A Associated Press informou que o acordo entre a Rússia e a Sérvia deve ser assinado durante uma visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a Belgrado no início do próximo mês.

No entanto, a agência de notícias disse que a Sérvia deve ser abastecida com gás através de gasodutos instalados em estados membros vizinhos da UE, e não está claro como será fornecido se a UE suspender completamente as importações de gás natural russo no futuro.

Fontes