Secretário de Estado dos EUA pede aos líderes de Kosovo e Sérvia que aliviem as tensões

Fonte: Wikinotícias

27 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que o secretário Antony Blincoln teve um telefonema com os líderes de Kosovo e da Sérvia no dia 26 e pediu que as tensões fossem aliviadas.

O porta-voz do Departamento de Estado disse em um comunicado à imprensa naquele dia que o secretário Blincoln "exortou o alívio imediato das tensões no norte de Kosovo em um telefonema com o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti".

O secretário Blincoln também pediu um alívio nas tensões com Kosovo em um telefonema com o presidente sérvio Aleksandar Vucic naquele dia, disse o porta-voz.

Sérvia e Kosovo estão em desacordo desde a declaração de independência de Kosovo em 2008, e os dois lados concordaram em março com um plano para normalizar as relações sob a mediação da UE.

Recentemente, a disputa entre os dois lados voltou a se intensificar. Em julho do ano passado, quando o governo de Kosovo proibiu os residentes sérvios no norte de usarem placas emitidas pela Sérvia, os residentes protestaram ferozmente.

600 policiais, juízes e promotores sérvios renunciaram coletivamente. No final do ano, também houve incidentes em que residentes sérvios bloquearam estradas e se envolveram em tiroteios com a polícia.

No processo, em novembro do ano passado, quatro prefeitos sérvios renunciaram coletivamente.

Fontes