Revelado relatório detalhado das torturas da CIA

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

9 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Comitê de Inteligência do Senado divulgou um relatório terça-feira detalhando a métodos de interrogatório, a brutalidade e da desonestidade de um programa da CIA para obter informações a partir de prisioneiros capturados após os ataques de 11 de Setembro de 2001.

O documento de 528 páginas, um resumo do relatório completo sobre 6000, discriminadas pela primeira vez a lista de todos os 119 prisioneiros que foram detidos pela CIA.

O relatório conclui que as técnicas de interrogatório extremas, como o confinamento em lugares pequenos, privação de sono e "waterboarding", que simula afogamento ou asfixia, foram ineficazes, mesmo em casos como a caçada a Osama bin Laden.

O documento também afirma que CIA sonegado informações sobre a tortura ou incompleta apresentados à liderança, o Inspector Geral da CIA, o Departamento de Justiça e até mesmo a Casa Branca do presidente George W. Bush.

O presidente Barack Obama disse em um comunicado que o relatório confirma a opinião expressa há muito tempo que "estes métodos brutais não eram apenas inconsistente com os nossos valores como uma nação, mas que pouco fez para os nossos esforços de contraterrorismo mais amplas ou nossos interesses de segurança nacional" .

"Não só isso, estas técnicas danificado significativamente a imagem dos EUA no mundo e tornou mais difícil para defender os nossos interesses com os aliados e parceiros", acrescentou.

O presidente reconheceu que "nenhum país é perfeito. Mas um dos pontos fortes que fazem America país excepcional é a nossa vontade de enfrentar abertamente o nosso passado, enfrentar nossas imperfeições, fazer mudanças e ser melhor. "

"Ao invés de ter mais um motivo para lutar novamente com base em argumentos de idade, eu espero o relatório de hoje vai nos ajudar a deixar essas técnicas a que pertencem, no passado", concluiu. Os senadores republicanos, Marco Rubio e Jim Rish, condenados a divulgação do relatório que dizia "não se qualificam quer como grave ou como construtiva."

Os senadores disseram que a decisão sobre divulge dividiu os membros da comissão e da comissão feita contra a CIA. "Votamos contra porque o relatório está mal feito", disseram em um comunicado. Espera-se para reagir ao relatório e diretor da CIA, John Brennan espera para falar com os seus empregados.

O relatório divulgado em um momento difícil para o país que tem várias frentes no Oriente Médio com a Al-Qaeda, o grupo Estado Islâmico, Irã e Rússia, para citar alguns.


Terça-feira, 9 dezembro, 2014

Hoje, o Senado Select Committee on Intelligence divulgou os resultados de uma avaliação de interrogatórios da CIA de suspeitos de terrorismo 5 ½ anos, na esteira do 11 de setembro de 2001 ataques. O relatório conclui que a CIA usou métodos de interrogatório e de detenção que eram "muito mais brutal" do que eles levaram funcionários do governo ou o público a acreditar.

A investigação foi conduzida por membros da equipe de trabalho para senadores democratas no comitê, e apesar de todo o relatório de 6.200 páginas de comprimento permanece classificado, a comissão votou em abril para desclassificar o seu sumário executivo 524 páginas e uma refutação por membros republicanos da comissão .

O relatório é baseado em mais de seis milhões de documentos da agência internos. O Senado concluiu que as técnicas de interrogatório usadas em mais de 100 detidos "não foram eficazes" e à gestão do programa "foi inadequada e profundamente falho".

De acordo com o relatório, a CIA forneceu informações falsas sobre os interrogatórios para a Casa Branca, o Congresso, o Departamento de Justiça e outros. O relatório sugere ainda a agência enganados presidente George W. Bush sobre a eficácia dos interrogatórios.

O relatório fornece relatos de algumas das técnicas grisliest a CIA utilizados para torturar e prender suspeitos de terrorismo. Os detidos foram privados de sono por tanto tempo quanto semanas, foram, por vezes, disse que eles seriam mortos sob custódia americana e com a aprovação da equipe médica, alguns presos foram submetidos a medicamente desnecessárias "alimentação rectal" ou "hidratação rectal." O relatório também sugere que mais prisioneiros foram submetidos ao waterboarding do que os três a CIA anteriormente reconhecido.

Às vezes, a tortura de prisioneiros era tão extrema que alguns agentes da CIA tentou pôr fim a técnicas, mas foram informados por funcionários da agência de alto nível para continuar as sessões de interrogatório. O relatório cita uma série de cabos agosto 2002 a partir de uma instalação da CIA na Tailândia, onde primeiro prisioneiro da operação, Abu Zubaydah, foi realizada. Após a aprovação do Departamento de Justiça para começar waterboarding o preso, alguns agentes da CIA que presenciaram as sessões eram "ao ponto de lágrimas e sufocando", e vários disseram que escolheriam para ser transferido para fora da instalação, se os interrogatórios brutais continuou. Durante uma sessão de waterboarding, o prisioneiro tornou-se "completamente indiferente com bolhas subindo através de sua aberto, boca cheia." Nas semanas que se seguiram, alguns agentes da CIA começou a enviar mensagens para sede da agência em Virgínia questionando a legalidade do que eles estavam fazendo, mas tais questões foram rejeitadas.

O relatório do comitê conclui que as "técnicas avançadas de interrogatório" não forneceu qualquer informação de valor.

O relatório também diz que a liderança da CIA deu informações falsas sobre o número toal de prisioneiros, dizendo que tinha havido 98 presos, quando os registros mostram que 119 homens haviam sido detidos. O relatório conclui que dos 119 detidos ", pelo menos 26 foram injustamente detidos".

O presidente Obama disse que as técnicas detalhadas no relatório danificado a posição dos EUA no mundo. "O relatório documenta um programa perturbador envolvendo técnicas avançadas de interrogatório em suspeitos de terrorismo em instalações secretas fora dos Estados Unidos, e reforça a minha tese de longa data que estes métodos duros não foram apenas inconsistente com os nossos valores como nação, eles não servem a nossa mais ampla esforços de contraterrorismo ou nossos interesses de segurança nacional ", disse Obama. "Além disso, estas técnicas fez danos significativos para a posição dos EUA no mundo e tornou mais difícil para prosseguir os nossos interesses com os aliados e parceiros. É por isso que vou continuar a usar a minha autoridade como presidente para garantir que nós nunca recorrer a esses métodos novamente. "Muitos republicanos condenaram a divulgação do relatório, alegando que é uma tentativa de manchar tanto a CIA e da Casa Branca de Bush usando informações escolhidas a dedo para apoiar a alegação de que o programa de detenções da CIA não obtiveram nenhuma informação valiosa. GOP senadores Marco Rubio da Flórida e Jim Risch de Idaho votaram contra a liberação do relatório. "Este relatório não se qualifica como sério ou construtiva. Este foi um esforço partidário que dividiu os membros da comissão, ea comissão contra o povo da CIA", escreveram eles em um comunicado conjunto. "Votamos contra este relatório porque é falho."

Fontes