Relatório final da CPI dos Grampos sobre Operação Satiagraha não pede indiciamentos

Fonte: Wikinotícias

Brasília, DF, Brasil • 6 de março de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O relatório final da CPI dos Grampos concluiu na última quarta-feira, que a participação dos agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com agentes da Polícia Federal na Operação Satiagraha foi "inusual, atípica e cercada de informalidades". Entretanto, o relatório não indiciou qualquer dirigente, delegados ou servidores desses dois órgãos. Na operação, o banqueiro Daniel Dantas acabou sendo preso e, depois, libertado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro, ele foi condenado a 10 anos de prisão pela Justiça Federal de São Paulo.

Não há, entretanto, fundamento robusto o suficiente para que se considere a colaboração da Abin com a Polícia Federal eivada de ilegalidade.

Nelson Pellegrino (PT-BA), deputado e relator

O relatório, de 281 páginas, não foi votado na quarta-feira na CPI. Houve um pedido de vista coletivo. O texto só será votado semana que vem e alguns deputados da oposição, insatisfeitos com as conclusões, já anunciaram que apresentarão voto em separado, com indiciamentos de alguns dos envolvidos.

O presidente da comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), afirmou que apresentará um voto em separado recomendando o indiciamento de Paulo Lacerda e de Daniel Dantas.


Fontes