Reino Unido enviará 500 soldados ao Afeganistão

Fonte: Wikinotícias
Gordon Brown: "acredito que a decisão que estamos anunciando é consistente com o que os estadunidenses decidiram".

15 de outubro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou que um total de 500 soldados britânicos serão enviados ao Afeganistão; estes se somariam às 9.000 tropas britânicas já implantadas em território afegão.

"Acredito que a decisão que estamos anunciando é consistente com o que os estadunidenses decidiram", declarou Brown ontem. Sua decisão foi aparentemente feita com a finalidade de "corresponder as demandas alteradas da campanha, que requer maior concentrção de nossas forças na [a Província de] Helmand".

Um pedido para enviar um adicional de 2.000 tropas havia sido rejeitado anteriormente.

Após a sua declaração, repórtes dos meios sugeriram que a decisão foi feita baseando-se no consentimento dos Estados Unidos ao enviar pelo menos 45.000 –ainda que não mais de 65.000– tropas adicionais ao Afeganistão. A Casa Branca logo negou que foi alcançado um acordo, e que o presidente Barack Obama alcançou alguma decisão sobre enviar mais tropas.


Não seria nenhum peso por trás do fato de que uma decisão haver sido tomada, quando o presidente ainda deve tomar uma decisão. Tenho visto o relatório. Não é certo, nem em geral nem específicamente. O presidente não tomou uma decisão

Robert Gibbs, Secretário de Imprensa estadunidense, em um comunicado emitido pela Casa Branca

Em setembro relatou-se quye o General comandante no Afeganistão, Stanley A. McChrystal, havia solicitado que fosse enviado um total de 40 000 soldados ao Afeganistão. "Se não o fizer e reverter a aceleração insurgente em um curto prazo –enquanto que a capacidade de segurança afegã amadurece– arrisca-se um confronto no qual derrotar a insurgência não será possível". Esta solicitação, segundo informou o Washington Post, foi enviada à Casa Branca em agosto e Obama se encontra analizando-a.

Atualmente há cerca de 70.000 efetivos estadunidenses no Afeganistão, junto com outras 35.000 tropas provenientes de outros países.

Fontes