Reino Unido enviará 500 soldados ao Afeganistão

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gordon Brown: "acredito que a decisão que estamos anunciando é consistente com o que os estadunidenses decidiram".

15 de outubro de 2009

O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, anunciou que um total de 500 soldados britânicos serão enviados ao Afeganistão; estes se somariam às 9.000 tropas britânicas já implantadas em território afegão.

"Acredito que a decisão que estamos anunciando é consistente com o que os estadunidenses decidiram", declarou Brown ontem. Sua decisão foi aparentemente feita com a finalidade de "corresponder as demandas alteradas da campanha, que requer maior concentrção de nossas forças na [a Província de] Helmand".

Um pedido para enviar um adicional de 2.000 tropas havia sido rejeitado anteriormente.

Após a sua declaração, repórtes dos meios sugeriram que a decisão foi feita baseando-se no consentimento dos Estados Unidos ao enviar pelo menos 45.000 –ainda que não mais de 65.000– tropas adicionais ao Afeganistão. A Casa Branca logo negou que foi alcançado um acordo, e que o presidente Barack Obama alcançou alguma decisão sobre enviar mais tropas.


Cquote1.png

Não seria nenhum peso por trás do fato de que uma decisão haver sido tomada, quando o presidente ainda deve tomar uma decisão. Tenho visto o relatório. Não é certo, nem em geral nem específicamente. O presidente não tomou uma decisão

Cquote2.svg
Robert Gibbs, Secretário de Imprensa estadunidense, em um comunicado emitido pela Casa Branca




Em setembro relatou-se quye o General comandante no Afeganistão, Stanley A. McChrystal, havia solicitado que fosse enviado um total de 40 000 soldados ao Afeganistão. "Se não o fizer e reverter a aceleração insurgente em um curto prazo –enquanto que a capacidade de segurança afegã amadurece– arrisca-se um confronto no qual derrotar a insurgência não será possível". Esta solicitação, segundo informou o Washington Post, foi enviada à Casa Branca em agosto e Obama se encontra analizando-a.

Atualmente há cerca de 70.000 efetivos estadunidenses no Afeganistão, junto com outras 35.000 tropas provenientes de outros países.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati