Rebeldes Houthi do Iêmen apreendem navio de carga no Mar Vermelho

Fonte: Wikinotícias

19 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Houthis do Iêmen, um grupo rebelde apoiado pelo Irã, apreenderam um navio de carga no sul do Mar Vermelho e dizem que o levaram para um porto iemenita.

“Estamos tratando a tripulação do navio de acordo com os princípios e valores islâmicos”, disse um porta-voz dos militares do grupo em comunicado. O grupo disse que o navio era um navio israelense.

Os militares israelitas afirmaram no domingo que o navio de carga foi sequestrado no sul do Mar Vermelho enquanto navegava da Turquia para a Índia, aumentando o alarme de que as tensões regionais sobre a guerra Israel-Hamas estão a alastrar para a frente marítima.

Numa publicação nas redes sociais, os militares israelitas qualificaram o sequestro de “um incidente muito grave a nível global”, mas afirmaram que o navio não é propriedade israelita.

"O navio é de propriedade britânica e operado por japoneses, transportando 25 tripulantes de várias nacionalidades, mas não israelenses", disse o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Um porta-voz do grupo Houthi disse no domingo que todos os navios pertencentes ou operados por empresas israelenses, ou que transportam a bandeira israelense, poderiam ser alvo.

Os detalhes de propriedade em bancos de dados públicos de transporte marítimo associavam os proprietários do navio à Ray Car Carriers, fundada por Abraham “Rami” Ungar, conhecido como um dos homens mais ricos de Israel.

Ungar disse à Associated Press que estava ciente do incidente, mas não poderia comentar enquanto aguardava detalhes.

O ataque ao largo da costa do Iémen ocorre poucos dias depois de os Houthis terem divulgado um gráfico com legendas em hebraico, árabe e inglês que dizia: “vamos afundar os vossos navios”. O gráfico mostrava um navio comercial israelense em chamas.

Fontes