Rússia visa Kiev com ataques diurnos

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas relataram na segunda-feira novos ataques aéreos russos durante o dia em Kiev, após duas noites de intensos ataques aéreos na capital.

Durante a madrugada, destroços de mísseis interceptados pelas defesas aéreas ucranianas atingiram partes da cidade, caindo no meio do tráfego em uma estrada, ao mesmo tempo em que iniciaram um incêndio no telhado de um prédio. Pelo menos um civil ficou ferido.

A Ucrânia disse que derrubou todos os 11 mísseis balísticos e de cruzeiro que a Rússia apontava para Kiev. Mas o prefeito Vitali Klitschko disse no Telegram que houve explosões na parte central da cidade e disse às pessoas para ficarem em abrigos.

Os ataques de segunda-feira seguiram o que Klitschko disse ser "outra noite difícil para a capital".

Em todo o país, a força aérea ucraniana disse que na noite de domingo abateu 37 dos 40 mísseis de cruzeiro e 29 dos 35 drones lançados pelas forças de Moscou. Mas pelo menos uma pessoa foi morta e 18 ficaram feridas nos ataques, disseram as autoridades.

Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que as forças russas atacaram a cidade pela 15ª vez em maio.

Autoridades no oeste da Ucrânia disseram que ataques russos atingiram uma instalação militar em Khmelnytskiy, deixando cinco aeronaves fora de serviço.

“Os ataques de drones e mísseis da Rússia contra cidades ucranianas pacíficas não podem ser vistos como de costume, não importa o quão frequente eles cresçam”, twittou o ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba.

Os ataques aéreos consistentes vieram antes de uma contra-ofensiva ucraniana que, segundo os líderes de Kiev, buscará recuperar o território que a Rússia anexou no leste da Ucrânia desde que lançou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

Fontes