Protestos na Tailândia após fracasso em eleição de Pita

Fonte: Wikinotícias

25 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Tailândia, cidadãos que apoiam Pita Limjaroenrat fizeram um protesto para criticar os senadores nomeados pelos militares.

Um apoiador do protesto em Bangkok, que atraiu centenas de pessoas, culpou as regras eleitorais pela recente derrota de Pita no parlamento e disse que "continuaria lutando mesmo que levasse meses para defender os princípios democráticos".

Cidadãos segurando guarda-chuvas ou vestindo capas de chuva durante o tempo chuvoso entoavam “Pita!” e gritavam: “Senadores, saiam!”

Nas eleições gerais realizadas em 14 de maio, o partido liderado por Pita assumiu a 1ª posição com as promessas de retirar a influência política dos militares.

No entanto, Pita falhou em garantir o apoio da maioria para torna-se primeiro-ministro. Senadores nomeados pelos militares argumentaram que era contra as regras indicá-lo novamente para o cargo.

Assim, o Partido Progresista declarou apoio ao candidato a primeiro-ministro pertencente ao segundo partido, o Partido Pheu Thai, estando a votação marcada para dia 27.

Notícias relacionadas

Fontes