Protestos na Tailândia após fracasso em eleição de Pita
25 de julho de 2023
Na Tailândia, cidadãos que apoiam Pita Limjaroenrat fizeram um protesto para criticar os senadores nomeados pelos militares.
Um apoiador do protesto em Bangkok, que atraiu centenas de pessoas, culpou as regras eleitorais pela recente derrota de Pita no parlamento e disse que "continuaria lutando mesmo que levasse meses para defender os princípios democráticos".
Cidadãos segurando guarda-chuvas ou vestindo capas de chuva durante o tempo chuvoso entoavam “Pita!” e gritavam: “Senadores, saiam!”
Nas eleições gerais realizadas em 14 de maio, o partido liderado por Pita assumiu a 1ª posição com as promessas de retirar a influência política dos militares.
No entanto, Pita falhou em garantir o apoio da maioria para torna-se primeiro-ministro. Senadores nomeados pelos militares argumentaram que era contra as regras indicá-lo novamente para o cargo.
Assim, o Partido Progresista declarou apoio ao candidato a primeiro-ministro pertencente ao segundo partido, o Partido Pheu Thai, estando a votação marcada para dia 27.
Notícias relacionadas
- "Líder da oposição tailandesa falha em segunda tentativa de se tornar primeiro-ministro", Wikinotícias, 20 de julho de 2023.
- "Falha na eleição do primeiro-ministro tailandês", Wikinotícias, 15 de julho de 2023.
Fontes
- ((ko)) Redação. 태국서 항의 시위…피타 후보 총리 선출 무산에 반발 — Voz da América, 25 de julho de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |