Protestos aumentam na França e rei Charles III adia visita

Fonte: Wikinotícias

25 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma visita de Estado do rei Charles III do Reino Unido à França foi adiada devido a protestos contra a proposta de reforma previdenciária do governo francês.

A Presidência da República francesa anunciou no dia 24 que o cronograma da visita de Estado do rei Charles III, que deveria começar no dia 26, será adiado devido aos protestos.

Enquanto isso, no dia 23, 1,089 milhão de pessoas, estimadas pelo Ministério do Interior francês, participaram de protestos contra a reforma previdenciária em toda a França.

450 pessoas foram presas e 441 forças de segurança ficaram feridas, informou o Ministério do Interior.

Além disso, mais de 900 incêndios ocorreram em torno de Paris, e uma série de atos violentos se seguiram, como atear fogo em lixo e quebrar vitrines de lojas.

Os suprimentos de petróleo para a capital Paris e seus aeroportos estão se tornando "críticos" à medida que os grevistas tomam as refinarias de petróleo, disse o Ministério da Energia da França.

Além disso, muitos voos foram cancelados em aeroportos de todo o país no fim de semana devido à participação dos controladores de tráfego aéreo na greve.

Mais cedo, no dia 16, Emmanuel Macron usou um mecanismo da Constituição para obrigar a lei que aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos.

Notícias relacionadas

Fontes