Prostituição infantil aumenta em Cabo Verde

Fonte: Wikinotícias
Cabo Verde.

Agência VOA

Relatório americano reconhece que Governo da Praia tem combatido o tráfico humano, mas revela que imigrantes são vítimas de exploração.

28 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Turismo sexual, trabalho infantil doméstico e nas ruas e baixos salários a imigrantes da costa ocidental africana continuam a prevalecer em Cabo Verde, de acordo com o relatório sobre o trabalho sexual e forçado no mundo divulgado esta segunda-feira pelo Departamento de Estado americano. O documento indica que o Governo da Praia não cumpre integralmente os padrões mínimos para a eliminação do tráfico, apesar de realizar “esforços significativos” para combater esse mal.

Cabo Verde é um país de origem, trânsito e destino de crianças submetidas ao trabalho sexual, onde tanto meninos como meninas são exploradas sexualmente em Santa Maria, Mindelo e Praia.

O Departamento de Estado americano aponta o dedo principalmente ao envolvimento de crianças no trabalho infantil, “durante longas horas e, por vezes, com indicadores de abuso físico e sexual”, seja através da mendicidade, seja através da venda ambulante, lavagem de carros, recolha de lixo e na agricultura.

De país de origem de emigrantes, o arquipélago passou a destino de muitos cidadãos dos países da CEDEAO, principalmente da Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, e da China.

Entretanto, diz o relatório, a grande maioria aufere baixos salários, trabalham sem contrato e são, em muitos casos, alvo de trabalho forçado.

Na sua avaliação, o Departamento de Estado americano considera que Cabo Verde não cumpre integralmente os padrões mínimos para a eliminação do tráfico, apesar de realizar “esforços significativos” nesse sentido.

Entretanto, o Executivo da Praia promulgou um nova lei que o tráfico e os crimes contra os trabalhadores estrangeiros e tem feito esforços para “prevenir a exploração sexual de crianças através da criação de um comité nacional de coordenação e o desenvolvimentode um código de ética para a indústria do turismo”.

Não há no entanto, grandes resultados ou campanhas de combate a esta prática no ano passado, de acordo com o documento.

O Governo americano “recomenda” a promulgação de uma legislação que proíba todas as formas de tráfico de pessoas, com punições rigorosas, bem como a “investigar vigorosamente e processar crimes de tráfico”.

Entre outras medidas, apontam-se a criação de uma base de dados sobre o tráfico humano sexual, a aprovação de um plano nacional de combate a este flagelo e a extensão do mandato dos inspectores aos sectores informais da economia.

Notícias Relacionadas

Fonte