Pressão aumenta na Alemanha para entregar tanques à Ucrânia

Fonte: Wikinotícias
Annalena Baerbock

22 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha disse no domingo que Berlim não faria objeções se a Polônia decidisse enviar tanques de fabricação alemã à Ucrânia para ajudá-la em sua luta contra os russos.

Annalena Baerbock disse ao canal de TV francês LCI que, embora a Polônia não tenha solicitado permissão para exportar seus tanques Leopard 2 para a Ucrânia, ela disse que, se o pedido fosse feito, "não ficaríamos no caminho".

A Ucrânia há muito procura tanques pesados ​​para combater as forças russas. Até os comentários de Baerbock no domingo, a Alemanha estava reticente em enviar seus próprios Leopard 2 para a Ucrânia ou aprovar sua transferência por países que compraram os tanques da Alemanha.

No domingo anterior, autoridades francesas e alemãs realizaram uma cúpula na França para discutir armas adicionais para a Ucrânia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, não disse se a Alemanha concordaria em fornecer tanques à Ucrânia, mas a agência de notícias Reuters o citou dizendo que tais decisões seriam tomadas em coordenação com aliados.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que não descarta a possibilidade de enviar tanques Leclerc. Ele alertou, no entanto, que o envio de tanques não deve colocar em risco a segurança da França ou escalar o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

O ministro das Relações Exteriores britânico, James Cleverly, disse no domingo em entrevista à Sky News que gostaria de ver os ucranianos "equipados com coisas como o Leopard 2". O deputado americano Michael McCaul, o recém-empossado presidente republicano do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, disse para ABC que os Estados Unidos deveriam oferecer seus ​​tanques Abrams à Ucrânia para encorajar a Alemanha a enviar os seus também.

"Apenas um tanque Abrams seria suficiente para levar os aliados, principalmente a Alemanha, a liberar seus próprios estoques de tanques para a luta contra a Rússia", disse ele.

Notícias relacionadas

Fontes