Presidente da Tunísia foge para o estrangeiro

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

14 de janeiro de 2011

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Zine El Abidine Ben Ali, presidente da Tunísia, fugiu do país, por avião, sexta-feira à noite, para destino desconhecido. Foi, de imediato, substituído pelo primeiro-ministro, Mohammed Ghannouchi, que anunciou ser o novo presidente interino.

Os militares assumiram o controle do aeroporto e do espaço aéreo pouco antes da partida do Presidente, no que pode ter constituído um golpe palaciano.

Zine El Abidine Ben Ali tinha declarado, pouco antes, o Estado de emergência, proibindo reuniões públicas e ordenando às forças de segurança que abram fogo contra quem quer que seja que se recuse a cumprir o que está determinado. Convocou, ainda, eleições antecipadas, num prazo de seis meses.

A Tunísia encontra-se confrontada com a mais grave série de distúrbios de que há memória nas últimas décadas. O estado de emergência foi anunciado quando novos confrontos entre a polícia e milhares de manifestantes protestando contra a subidas de preços e uma elevada taxa de desemprego. Os manifestantes exigiam a demissão do presidente Ben Ali.

Fontes